Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vigilância em Saúde desenvolve ações durante os jogos da Copa América na Capital

Publicação:

Equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde em atuação na Arena em Porto Alegre.
Equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde em atuação na Arena em Porto Alegre. - Foto: Divulgação/SES

Porto Alegre recebeu neste último sábado (15) o primeiro dos cinco jogos que a cidade sediará durante a Copa América. Para a competição internacional, a Secretaria da Saúde montou diversas ações de vigilância, em parceria com a secretaria municipal de Saúde. Nos últimos meses foram desenvolvidas atividades como vistoria ao estádio onde serão realizados os jogos, licenciamento dos prestadores de serviços de alimentação e saúde, preparação da rede de saúde, inspeção na rede hoteleira que receberá delegações, chefes de estado e funcionários da Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol), bem como intensificação de ações de vigilância sanitária no entorno do estádio.

Para alimentação dos expectadores, a estrutura da Arena contará com 23 lanchonetes pertencentes a oito concessionários diferentes que já operam no local licenciados pela vigilância sanitária, os quais foram previamente inspecionados. Foram realizadas também inspeção e licenciamento nas empresas que fornecerão alimentação aos camarotes.

Em relação aos serviços de saúde, a Arena disponibilizará ambulatórios médicos que contarão com equipes de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e com equipamentos, insumos e materiais para o atendimento imediato ao público, trabalhadores e atletas. Além disso, ficarão disponíveis ambulâncias de suporte avançado destinadas ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco, caso seja necessária a remoção para os hospitais de referência.

A atuação da Secretaria da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), juntamente com o município de Porto Alegre, visa garantir a segurança dos serviços prestados e a detecção oportuna de situações de risco à saúde pública. O próximo jogo na Capital acontece nesta quinta-feira (20).

Secretaria da Saúde