Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Vigiagua capacita técnicos para inspeção sanitária em formas de abastecimento de água para consumo humano

Publicação:

Detalhe de uma mochila do CEVS nas costas de uma pessoa.
O curso de inspeção sanitária é uma das ações que visa atingir as metas do Plano Estadual de Saúde. - Foto: Divulgação/SES

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), por meio do Programa Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), está realizando em Porto Alegre mais uma edição do curso de inspeção sanitária em formas de abastecimento de água para consumo humano. O curso iniciou na segunda-feira (25) e encerra na sexta-feira (29), e inclui informações técnicas, atividades em grupo e de campo.

O objetivo é capacitar servidores municipais e estaduais para a realização de inspeção sanitária em Estações de Tratamento de Água (ETA) e Soluções Alternativas Coletivas de Abastecimento de Água para consumo humano (SAC), para garantir a qualidade da água que é fornecida à população. As atividades em campo foram realizadas na ETA do bairro Moinhos de Vento.

A capacitação desse ano contempla os municípios que ainda não haviam realizado o curso e todos os técnicos das Coordenadorias Regionais da Saúde (CRSs) que foram chamados no último concurso da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e assumiram essa função. Também estão sendo realizados cursos de atualização de inspeção sanitária para abastecimentos de água de captação subterrânea nas CRSs, visando atingir todos os municípios do estado.

No curso estão sendo destacados pontos importantes da legislação (Anexo XX da portaria de consolidação nº5/2017 do Ministério da Saúde), que dispõe sobre o padrão de potabilidade da água, bem como a importância da realização periódica das inspeções sanitárias. Também são debatidas ações no sentido de conscientizar a população e a necessidade do apoio dos gestores públicos municipais quanto à importância do tratamento e do controle da qualidade da água consumida pela população, evitando assim, a ocorrência das principais doenças de veiculação hídrica. Entre essas doenças, que podem ser transmitidas por vírus e bactérias, estão a cólera, febre tifoide, hepatite A e doenças diarreicas agudas. Esses riscos à saúde podem ser evitados por meio da desinfecção da água com cloro.

O curso de inspeção sanitária é uma das ações que visa atingir as metas do Plano Estadual de Saúde 2016-2019, assegurando a melhoria destes indicadores:

- Ampliar a proporção de análises realizadas em amostras de água para consumo humano;
- Ampliar o número de inspeções sanitárias nos Sistemas de Abastecimento de Água e Soluções Alternativas Coletivas, passando de 100 para 3.187 ao ano;
- Ampliar o percentual de inspeções sanitárias específicas em ETAs, passando de 47% para 100% por ano.

Secretaria da Saúde