Treinamento vai discutir o controle da raiva no dia 24 em Livramento
Publicação:

Zoonose viral mortal, a raiva afeta mamíferos, inclusive seres humanos, sendo responsável por 59 mil mortes por ano no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Promover o conhecimento e a discussão para um maior controle da doença é o objetivo do Treinamento Teórico-prático no Controle e Profilaxia da Raiva da Região de Fronteira que as Secretarias da Saúde (SES) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) realizam na próxima terça-feira (24), em Santana do Livramento.
Serão compartilhadas experiências das equipes no controle e prevenção da raiva, com destaque para as estratégias para lidar com a zoonose, além de aspectos epidemiológicos.
Na abertura do evento, equipes do Uruguai, Argentina e Paraguai compartilharão experiências na vigilância da raiva nos três países vizinhos. Ainda pela manhã, a servidora Aline Campos, chefe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria da Saúde, abordará o Programa Estadual de Controle e Profilaxia da Raiva no Estado. Também será apresentado o Programa de Controle da Raiva Herbívora da Seapi.
À tarde, as equipes do Rio Grande do Sul vão detalhar das atividades desenvolvidas para o controle da raiva no Estado, com destaque para o trabalho do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), da Seapi, no diagnóstico animal e de dois laboratórios ligados ao Cevs: Central de Saúde (Lacen) no diagnóstico e controle sorológico em humanos e do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT), que tem alcançado resultados inovadores na vigilância genômica da Raiva e no diagnóstico molecular.
Será ministrado ainda um treinamento prático pela Vigilância Ambiental em Saúde do Cevs para coleta de amostras em animais. A Vigilância Epidemiológica do Cevs também apresentará uma sessão de exercícios de mesa, com simulação de casos de atendimento antirrábico humano.