Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Técnicos do Timor Leste são capacitados em DST/Aids

Publicação:

Começou na manhã de hoje (7), no Hotel Everest, na Capital, uma capacitação multidisciplinar de técnicos do Timor Leste na área das DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis e do HIV/Aids. A promoção é da Pastoral da Aids, vinculada à Igreja Católica, e da timorense Casa Fonte Colombo, em parceria com a Seção de Controle das DST/Aids da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) através do Centro de Cooperação Técnica Internacional.

 


O grupo é integrado por três técnicos do Timor Leste vinculados ao serviço público e dois ligados a organizações da sociedade civil, além de uma religiosa brasileira que está indo para aquele país.

 


Conforme o frei capuchinho Luiz Carlos Lunardi, da Pastoral da Aids, a capacitação segue até o dia 25. Pela manhã, o grupo estará visitando hospitais, acompanhando os serviços de atendimento médico aos pacientes, tanto das DST quanto das doenças oportunistas, como é o caso da Tuberculose.

 


Nesse sentido, amanhã de manhã está prevista uma visita ao Sanatório Partenon, vinculado à SES/RS, referência no tratamento daquela enfermidade pulmonar e que também atende pacientes de Aids. Também serão acompanhados os serviços médicos nos Hospitais Fêmina e Conceição, entre outros. Na parte da tarde, os timorenses recebem a parte teórica.

 


"Aos finais de semana, explica o religioso, o grupo estará acompanhando os trabalhos de base desenvolvidos na periferia de Porto Alegre por entidades da sociedade civil organizada."

 

Ainda conforme o frei, já houve uma capacitação de timorenses em Porto Alegre em 2005. "Como há 40 casos notificados de HIV/Aids no Timor Leste, há necessidade de preparar mais técnicos envolvidos, tanto para a prevenção quanto na assistência aos pacientes."

 

Por outro lado, o governo federal brasileiro se comprometeu de apoiar os timorenses fornecendo a medicação antiretroviral.

Secretaria da Saúde