Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Técnicos apresentam resultados do VIGIAGUA em reunião anual

Publicação:

No fundo, o palestrante fala de pé enquanto a plateia, atenta, assiste atenta.
Participantes avaliam ações para assegurar qualidade da água - Foto: Divulgação SES/RS

Técnicos do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA) realizaram a terceira reunião anual, nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), em Porto Alegre. Participaram da atividade os coordenadores regionais do Programa, técnicos dos Laboratórios Central e Regionais do Estado (LACEN) e palestrantes convidados.

Os coordenadores regionais do VIGIAGUA apresentaram as principais ações desenvolvidas no Estado. Destacaram as audiências públicas e reuniões realizadas, especialmente, em municípios que utilizam soluções alternativas coletivas de abastecimento de água (SAC) para consumo humano. O objetivo foi alertar e sensibilizar gestores e comunidades rurais para os riscos que estão associados ao consumo de água sem tratamento adequado e, com isso, prevenir doenças de veiculação hídrica como diarreia, hepatite infecciosa, cólera, febre tifoide. Relataram ainda que a resistência em adotar o tratamento da água é cultural, uma vez que os moradores destas localidades costumam associar o uso do cloro a alterações no gosto ou na qualidade do insumo.

Também foram destacadas as atividades realizadas nos municípios durante a Semana Estadual da Água, uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água. Neste ano, mais de 200 municípios se mobilizaram no Estado. A temática foi “Água Segura = Vida Saudável- Reservatórios limpos, água protegida.

Foram realizados ainda cursos de inspeção sanitária em captações subterrâneas que, até o mês de dezembro, vão totalizar 19 edições e contemplar municípios de todas as coordenadorias regionais de saúde. Também ocorreram dois cursos de Inspeção Sanitária em Estação de Tratamento de Água (ETA). Como resultado destas capacitações, os municípios gaúchos registraram em torno de 900 inspeções sanitárias em sistemas de abastecimentos públicos de água em 2017.

Entre os desafios para o ano de 2018, está o de ampliar o número de inspeções sanitárias nas localidades abastecidas por meio de Soluções Alternativas Coletivas e Individuais. No próximo ano, as ações do programa serão fortalecidas por meio do Termo de Compromisso firmado com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (AGERGS). O objetivo é aprimorar o conhecimento técnico e a integração dos profissionais das instituições para garantir a qualidade da água e dos serviços de abastecimento para consumo humano e, com isso, prevenir riscos à saúde da população. Também foram debatidas ações articuladas com outros parceiros, entre eles, Emater e Secretaria Estadual da Educação.

A reunião contou com palestra do Promotor de Justiça do Ministério Público, especialista em direito das águas, Eduardo Coral Viegas e da representante do VIGIAGUA do município de Restinga Seca, Helena Mohr.

Secretaria da Saúde