Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Sociedade gaúcha de pediatria apoia vacinação contra a gripe em crianças

Publicação:

Profissional de saúde vacina a perna de bebê.
Crianças acima de 6 meses e menores de 6 anos podem fazer a vacina contra a gripe. - Foto: Divulgação/SES

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul é parceira da Secretaria Estadual da Saúde na campanha de vacinação contra a gripe. A presidente da entidade, a médica Cristina Targa Ferreira, defende que os pais e responsáveis levem as crianças para a imunização. A campanha tem como um dos públicos prioritários quem tem mais de 6 meses e menos de 6 anos, que no RS somam 735 mil crianças. Mais de 85 mil delas já foram vacinadas até esta quarta-feira (17). A campanha segue até o dia 31 de maio e a meta é alcançar 90% do público.

A médica ressalta que, nas crianças, a vacinação é particularmente importante porque elas têm por hábito ter muito contato entre elas, nas creches ou escolas, e isso faz com que transmitam mais facilmente as doenças, em especial as infeções virais, como a gripe. “Além disso, no inverno, com as temperaturas mais baixas, esses ambientes costumam ficar mais fechados, trazendo mais risco em virtude da falta de circulação de ar, o que concentra mais os vírus”, comenta Cristina.

A presidente da entidade lembra ainda que as crianças menores de 6 meses não são vacinadas contra a gripe. Apesar disso, algumas medidas ajudam a proteger esse público da doença. “A melhor forma de prevenir doenças no bebê é o aleitamento materno, que dá os anticorpos que a mãe já tem para a criança”, frisa. A Organização Mundial de Saúde aconselha o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e seguir até os 2 anos de idade da criança. Outra forma de proteger os recém-nascidos é a vacinação das puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), que também são um dos públicos prioritários da campanha.


Atualização da caderneta

Durante a campanha, as crianças poderão atualizar as demais vacinas previstas no calendário básico. Por isso, é importante levar junto a caderneta de vacinação para que um profissional na Unidade Básica de Saúde avalie a situação. Não há contraindicação em se fazer mais de uma vacina com a da gripe nas crianças e nas gestantes. São 12 vacinas previstas no calendário infantil. A presidente da sociedade de pediatria reforça que não há contraindicação em fazer outra vacina com a da gripe. “É o habitual para as crianças nessas idades fazerem mais de uma vacina ao mesmo tempo, situação será avaliada no momento da vacinação pelo profissional de saúde”, afirma.


Ampliação na faixa etária das crianças

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe teve na edição deste ano uma ampliação na faixa etária das crianças elegíveis para a imunização. Neste ano, foi incluída a parcela das crianças menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias). Até o ano passado, eram vacinadas as menores de 5 anos somente. No Rio Grande do Sul, a medida representou um aumento em 136 mil crianças a mais do que em relação a 2018.

No ano passado, esse grupo foi o de menor procura no Estado, com cobertura de apenas 67%. Por isso as crianças, ao lado das gestantes, foram priorizados na campanha deste ano. A vacinação começou para esses dois grupos na última quarta-feira (10). Na próxima segunda-feira (22), se somam à campanha os demais públicos elegíveis, como as pessoas acima dos 60 anos, os trabalhadores da saúde, as puérperas, os doentes crônicos e os professores.

Secretaria da Saúde