Sistemas de informação qualificam regulação de atendimentos do SUS

Auditório com a mesa e um telão amostrando os sistemas. Participantes do evento e plateia estão sentados. A foto foi tirada do fundo do auditório.
Sistemas foram apresentados aos gestores de saúde - Foto: Neusa Jerusalém

Agilizar e qualificar o processo de regulação de leitos, consultas e atendimentos do Samu foram propostas apresentadas aos secretários municipais de saúde na quarta-feira, (11), durante o Seminário de Regulação. O evento foi realizado no auditório do Ministério Público Estadual pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS).

O diretor do Departamento Estadual de Regulação, Eduardo Elsade, mostrou o método de implantação do Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint), previsto para ser instalado em 163 hospitais gaúchos que possuem Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo ele, “os gestores poderão acessar o sistema e conferir quais os leitos livres, os leitos ocupados e todas as possibilidades de internação, em tempo real”.

A secretária-adjunta substituta, Ana Costa, que abriu o seminário, disse que a implantação desses sistemas é necessária e urgente. “Fazemos administração pública olhando para o cidadão e nosso objetivo é atender a população com qualidade”, afirmou. Para ela, a união de esforços entre as coordenadorias regionais de saúde, municípios, prestadores de serviços e promotoria estadual, faz concretamente a saúde pública acontecer.

Um sistema para Consultas e Especializadas (Gercon) e outro para a oferta de Procedimentos de Alta Complexidade (Gerpac) também estão no planejamento de regulação informatizada da SES.

O sistema de consultas especializadas atualmente funciona em Porto Alegre e será ampliado para todas as regiões do Rio Grande do Sul. Neles o gestor também poderá consultar as disponibilidades de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em tempo real.

O atendimento do Samu, igualmente, está sendo qualificado por meio das Centrais Compartilhadas Remotas, onde o uso de um aplicativo direciona cada caso de urgência, de qualquer região, para um ambiente comum, em tempo real. Isto possibilita que os deslocamentos dos veículos em todo o Estado sejam mais rápidos, com resposta mais eficiente. O aplicativo informa o perfil completo de cada paciente e qual o tipo de socorro necessário.

Inteligência Artificial

Um sistema que utiliza um robô para fazer a mineração de dados sobre postagens de risco relacionadas ao suicídio de jovens e adolescentes e agressões de vulneráveis, crianças e idosos, também foi apresentado aos municípios. A iniciativa visa a prevenção dos casos por parte dos gestores em conjunto com os prestadores de serviços.

A programação do seminário também incluiu o tema do novo coronavírus com presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, que prestou orientações sobre o enfrentamento à doença. A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro de Vigilância em Saúde (CEVS), Tani Ranieri apresentou o Plano de Contingência Covid-19, formulado pelo Centro de Operações de Emergência.

Também estavam presentes no evento, o presidente do Cosems/RS, Diego Espíndola, o vice-presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos e a Promotora de Justiça, Angela Rotunno.