Síndrome da Zika Congênita é tema de Simpósio em Porto Alegre
Publicação:

Profissionais de saúde do Rio Grande do Sul participam nesta sexta-feira (14) do 1º Simpósio Gaúcho da Síndrome da Zika Congênita que está sendo realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS), em Porto Alegre.
O objetivo é capacitar e organizar a rede de serviços para o atendimento à doença. A programação inclui tópicos sobre pesquisas recentes e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS).
O Rio Grande do Sul apresentou em 2016, apenas dois casos de microcefalia associados ao ao zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os dois são de gestantes que adquiriram a doença fora do Estado .
"Aqui no Estado estamos em situação confortável em relação ao número de notificações e casos confirmados de zika vírus", afirmou o secretario estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Segundo ele, isto se deve a pequena circulação do mosquito Aedes Aegypti. "Mais de 50% dos municípios do RS não apresentam o Aedes, só temos o inseto nas regiões norte, noroeste e metropolitana", informou.
Para o secretário João Gabbardo, " isso não tira a nossa responsabilidade na prevenção e organização dos serviços e assistência às crianças que nasceram com este problema" .
As ações de combate ao Aedes Aegpty no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre deste ano foram essenciais para este resultado. Entre as ações estão a criação do comitê estadual de controle do mosquito, de uma Sala de monitoramento de Ações Estratégicas de Combate ao Aedes aegypti e de um aplicativo interativo de celular.
O trabalho da SES/RS em parceria com as entidades, municípios, área médica, e profissionais de saúde, também contribuiu com o controle da doença no RS
O Simpósio é uma promoção do Comitê de Microcefalia do RS, com apoio do CREMERS e em parceria com o Sistema de Informações sobre Agentes Teratogênicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Além do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo do Reis, integraram a mesa de abertura, a médica geneticista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Maria Tereza Vieira Sanseverino, o presidente do CREMERS, Rogério de Aguiar, A consultora do Ministério da Saúde, Cristiane Souza de Oliveira e o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter.
Mias informações - programação e apresentações realizadas durante o simpósio