Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Síndrome da Zika Congênita é tema de Simpósio em Porto Alegre

Publicação:

O Secretário Gabbardo fala. Ao lado dele, duas mulheres e dois homens. Os cinco estão sentados atrás de uma bancada.
Secretário Gabbardo participou da abertura do evento - Foto: Neusa Jerusalém-SES

Profissionais de saúde do Rio Grande do Sul participam nesta sexta-feira (14) do 1º Simpósio Gaúcho da Síndrome da Zika Congênita que está sendo realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS), em Porto Alegre.

 

O objetivo é capacitar e organizar a rede de serviços para o atendimento à doença. A programação inclui tópicos sobre pesquisas recentes e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS).

 

O Rio Grande do Sul apresentou em 2016, apenas dois casos de microcefalia associados ao ao zika vírus, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os dois são de gestantes que adquiriram a doença fora do Estado .

 

"Aqui no Estado estamos em situação confortável em relação ao número de notificações e casos confirmados de zika vírus", afirmou o secretario estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis. Segundo ele, isto se deve a pequena circulação do mosquito Aedes Aegypti. "Mais de 50% dos municípios do RS não apresentam o Aedes, só temos o inseto nas regiões norte, noroeste e metropolitana", informou.

Para o secretário João Gabbardo, " isso não tira a nossa responsabilidade na prevenção e organização dos serviços e assistência às crianças que nasceram com este problema" .

 

As ações de combate ao Aedes Aegpty no Rio Grande do Sul, no primeiro semestre deste ano foram essenciais para este resultado. Entre as ações estão a criação do comitê estadual de controle do mosquito, de uma Sala de monitoramento de Ações Estratégicas de Combate ao Aedes aegypti e de um aplicativo interativo de celular.

 

O trabalho da SES/RS em parceria com as entidades, municípios, área médica, e profissionais de saúde, também contribuiu com o controle da doença no RS

 

O Simpósio é uma promoção do Comitê de Microcefalia do RS, com apoio do CREMERS e em parceria com o Sistema de Informações sobre Agentes Teratogênicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Além do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo do Reis, integraram a mesa de abertura, a médica geneticista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Maria Tereza Vieira Sanseverino, o presidente do CREMERS, Rogério de Aguiar, A consultora do Ministério da Saúde, Cristiane Souza de Oliveira e o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter.

 

 Mias informações - programação e apresentações realizadas durante o simpósio

 

 

Secretaria da Saúde