Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Sete cadeiras de rodas são entregues em abrigo de idosos

Publicação:

Montagem mostra três fotos. A primeira tem mãe idosa, sentada na cadeira de rodas nova e a filha atrás. Ambas estão sorrindo. A segunda foto tem uma cadeira doada e a equipe citada na reportagem atrás (quatro mulheres e um homem). A terceira foto mostra o modelo da cadeira de rodas doada.

Como medida para restaurar a qualidade de vida de idosos afetados pelas enchentes, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) entregou, nesta quarta-feira (29/05), sete cadeiras de rodas padrão, uma bengala e um andador em um abrigo, em Porto Alegre. O local, montado em tempo recorde para abrigar exclusivamente pessoas acima de 60 anos, conta com equipe multiprofissional especializada em envelhecimento. 

De acordo com a coordenadora do abrigo, Michelle Clos, o espaço foi pensado inicialmente para receber idosos acima dos 80 anos, mas acabou abrigando idosos que independentemente da idade precisam de cuidados especiais. Ela explica que, com o retorno de alguns para as famílias e o encaminhamento para instituições de longa permanência, a demanda do abrigo por cadeiras de rodas acaba tendo fluxo constante. “Aqui é um lugar temporário e muitos estão em reabilitação, mas ainda sem conseguir sair da cama. Esperamos que essa seja uma etapa de reconstrução da vida de deles, de retomada”, justifica a coordenadora. 

Por meio de um formulário criado pela Saúde da Pessoa com Deficiência da SES, que está sendo preenchido por profissionais de saúde, as doações que chegam ao Estado são encaminhadas para os abrigados que perderam seus equipamentos na enchente. Dona Nilza Tavares Borba, de 78 anos, teve que ser resgatada de barco em Eldorado do Sul e não conseguiu salvar sequer os óculos de grau. Acompanhada da filha e cuidadora, Estela Maris Borba Rocha, agradeceu com alegria a cadeira de rodas nova que acabou de ganhar. Os equipamentos auxiliarão na locomoção e conforto dela e dos demais idosos que receberam as doações e que irão levar as cadeiras de rodas quando forem embora do abrigo.  

O abrigo está organizado com voluntários de diversas especialidades da área da saúde, com foco em gerontologia e cuidados paliativos, em três turnos, e está em articulação com as secretarias estaduais da Saúde, de Desenvolvimento Social, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e com os conselhos Estadual da Pessoa Idosa e Municipal do Idoso. A referência na Atenção Primária à Saúde para o local é a Unidade Básica de Saúde Modelo. 

O espaço recebe apenas idosos e seus cuidadores, mas é ponto de apoio para outros abrigos do município que estão com idosos abrigados em ambientes coletivos com pessoas de outras faixas etárias. Atualmente, acolhe 37 idosos. 

A entrega foi acompanhada pelo fisioterapeuta Christian Pacheco Medeiros e pela fonoaudióloga Karen Godoi, integrantes da equipe da Saúde da Pessoa com Deficiência da SES, e pela representante da empresa Ottobock, Michele Bica. A empresa de órteses e próteses doou 105 cadeiras de rodas, que estão sendo distribuídas conforme demanda.  

 

Por Mariana Ribeiro/SES
Secretaria da Saúde