Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES realiza simpósio sobre coagulopatias hereditárias

Publicação:

Simpósio de Coagulonopatias Hereditárias
Evento reuniou profissionais de saúde no auditório da Amrigs - Foto: Marcelo Bernardes - ACS/SES

Fortalecer a assistência aos portadores de coagulopatias hereditarias e expandir o conhecimento  sobre o assunto junto a profissionais de saúde que atuam na Hemorrede do Rio Grande do Sul foi o objetivo do I Simpósio Estadual de Coagulopatias Hereditárias.

O evento foi promovido pelo Departamento de Sangue e Hemoderivados da Secretaria Estadual da Saúde (SES)  e realizado no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de agosto.

Coagulopatias hereditárias são doenças hemorrágicas resultantes da deficiência quantitativa e/ou qualitativa de uma ou mais proteínas plasmáticas (fatores de coagulação).  As mais prevalentes são a  hemofiliia e a Doença de Willebrand.

No RS, a Clínica de Hematologia do Estado, vinculada à Hemorrede, é referência no atendimento multidisciplinar ambulatorial das coagulopatias. O atendimento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretaria da Saúde