SES realiza atividades alusivas ao Dia de Luta Antimanicomial
Publicação:
A seção de Saúde Mental do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES) participa e integra diversos atos e eventos alusivos ao Dia de Luta Antimanicomial, comemorado hoje, 18 de maio, para demarcar a promulgação da Lei 10.216, da Reforma Psiquiátrica, que completa 10 anos.
Essa lei dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo de atenção em saúde mental, superando a forma hospitalocêntrica de atendimento, em conssonância com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para dar início às atividades, na manhã desta quarta-feira,(18/5) técnicos da SES, em conjunto com usuários militantes do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, entregaram uma carta aberta à população, na esquina democrática, Centro de Porto Alegre. Em um trecho do documento, os usuários expressam que "(...)estamos em plena vigência da Lei de Reforma Psiquiátrica gaúcha e brasileira. Hoje temos várias alternativas de tratamento que dispensa o já velho e torturador sistema manicomial dos hospitais psiquiátricos. Estamos na era dos CAPS, das internações em hospitais gerais, das oficinas terapêuticas, do modelo de residenciais terapêuticos, entre outros(...)".
Ainda na próxima semana, nos dias 24, 25 e 26 de maio, será realizado o 6º Mental Tche, em São Lourenço do Sul. O Evento vai reunir toda a comunidade militante da causa antimanicomial em torno de palestras, atividades culturais e oficinas. Para conhecer a programação completa clique aqui.
Hospital São Pedro promove palestra
O Hospital Psiquiátrico São Pedro promove palestra sobre saúde mental e luta antimanicomial, nesta quinta-feira 19 de maio, às 10h no Anfiteatro do Hospital, Av Bento Gonçalves, 2460, Porto Alegre.
A palestra será ministrada pelo psicólogo Eduardo Mourão, mineiro formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, PhD em Saúde Mental pela London School of Economics and Political Science, Dep. Social Policies; Social Work Studies e Post PhD - Anglia Polytechnic University, Cambridge, United Kingdom.
Além desta palestra, o Hospital Psiquiátrico São Pedro, também participou da Semana de Luta Antimanicomial e 40 anos do Curso de Psicologia da UNISINOS, realizado na última segunda-feira, 16/5, no Campus daquela Universidade.
Morada São Pedro
O Residencial Terapêutico Morada São Pedro participou do encontro na UNISINOS. Na ocasião, cinco usuários do programa relataram como foi o processo de transição de internos do Hospital para o Residencial.
Segundo Heloísa Monteiro Baraci, primeira interna e precursora do programa, "ninguém acreditava em mim, diziam que eu voltaria em menos de quinze dias e que não conseguiria ficar longe do Hospital".
Hoje ela é totalmente autônoma mora em sua casa própria com todos os confortos e necessidades atendidas por ela mesma, "agora só falta eu cuidar sozinha meu dinheiro que é controlado pela minha tutora", diz Heloísa. Essa declaração mostra a evolução do tratamento da antiga usuária que hoje trabalha no Hospital.
O Residencial Terapêutico Morada São Pedro, projeto que teve início em dezembro de 2003, é hoje uma nova forma de vida para ex-pacientes.