Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES planeja implantação e execução da Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras Demências

Publicação:

As Secretárias Arita e Ana Costa posam com duas mulheres e dois homens. Todos estão de pé e seguram um folder.

A secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, recebeu na quarta-feira (29) o deputado estadual Issur Koch e o médico geriatra Leandro Minozzo para debater a aplicação, implementação e execução da Lei Estadual 15.820/2022, que institui a Política Estadual de Enfrentamento à Doença de Alzheimer e outras Demências no Estado do Rio Grande do Sul. A lei, de autoria de Koch, foi sancionada pelo governador Eduardo Leite em março de 2022.

“O que estamos fazendo aqui é dar vida a lei e para isso é necessário uma articulação com a rede de saúde, com as experiências que já possuímos no cuidado com os idosos, com os profissionais e com as famílias”, defendeu a secretária. A intenção da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é que o plano de execução da política estadual seja apresentado nos próximos meses.  Com isso, Rio Grande do Sul seria o primeiro Estado a implementar uma política pública específica para enfrentar a doença de Alzheimer e outras demências..

A Secretária Arita conversa com dois homens. Os três estão sentados atrás de uma mesa em formato de U.
Arita Bergmann, Issur Koch e Leandro Minozzo - Foto: Itamar Aguiar/SES

Durante a reunião, o médico geriatra Leandro Minozzo, que também é professor da Universidade Feevale e contribuiu com a formulação da legislação estadual, fez uma apresentação com o panorama atual da doença de Alzheimer e de outras demências. Atualmente, as demências afetam cerca de 150 mil gaúchos, sendo que entre 50% a 60% dos casos são da doença de Alzheimer. “É um cuidado complexo, com demandas muito específicas, porém ainda há desconhecimento e falta de capacitação profissional e a forma atual de cuidado gera menos qualidade de vida, além de sobrecarregar o sistema de saúde”, pontua Minozzo.

A política estadual leva em conta a construção e acompanhamento de maneira participativa e plural e o apoio e capacitação da Atenção Primária à Saúde. Entre iniciativas já existem no âmbito da SES, podem ser destacados a criação do selo UBS Amiga do Idoso, onde as Unidades de Saúde que fazem parte da Rede Bem Cuidar e destacam por desenvolver ações direcionadas à promoção do envelhecimento saudável recebem uma certificação, e a curso de formação de cuidadores de idosos, oferecido pela Escola de Saúde Pública (ESP), que tem objetivo formar cuidadores de idosos, familiares ou leigos de nível médio, pela construção de conhecimentos teóricos e práticos sobre o envelhecimento e cuidado diário, no âmbito domiciliar ou institucional.

Também participaram da reunião a secretária-adjunta da saúde, Ana Costa, a diretora-adjunta do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Marilise Fraga de Souza e a coordenadora da Seção de Ciclos de Vida, Gisleine Silva.

Secretaria da Saúde