SES participa do 1º Simpósio Estadual de Saúde Única

-

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) participa do 1º Simpósio Estadual de Saúde Única, que será realizado no Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2600). O evento é promovido pela Rede Saúde Humana, Animal e Ambiental (Rede Saúde Única) do Rio Grande do Sul e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A abertura oficial será realizada às 9h do dia 31.

O evento destaca a relevância da ação colaborativa e da transdisciplinaridade para a tomada de decisão na prevenção e no combate às doenças transmissíveis, em especial as zoonoses, para alcançar bons resultados em saúde pública na trilha do desenvolvimento sustentável. Realizado em formato híbrido, o simpósio reunirá profissionais, pesquisadores, tomadores de decisões, legisladores e estudantes. As inscrições para a participação presencial já estão esgotadas, mas o simpósio pode ser acompanhado de forma online pela Ufrgs TV no YouTube

“O evento enfatiza a interface crucial entre saúde humana, animal e ambiental, reconhecida como Saúde Única. A abordagem interdisciplinar e intersetorial adotada é fundamental diante dos desafios complexos que estamos enfrentando atualmente, como doenças emergentes, segurança alimentar e mudanças climáticas. O simpósio vai proporcionar uma valiosa oportunidade para pesquisadores gaúchos, nacionais e internacionais compartilharem suas descobertas e promoverem colaborações, contribuindo para fortalecer esse campo tanto no Estado quanto em todo o Brasil”, destaca a pesquisadora Joyce Schramm, médica e doutora em Saúde Coletiva, pesquisadora da Fiocruz e secretária executiva da Rede Saúde Única no Rio Grande do Sul.

Para o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Vallandro, o evento será importante para alinhar conceitos entre diferentes instituições, que como a SES, compõem a Rede Saúde Única. “Assim como o Ministério da Saúde e organizações internacionais, estamos utilizando o conceito de Saúde Única como um norteador nos desafios que temos enfrentado no Estado, como dengue, chikungunya, zika vírus, covid e febre amarela”, explica Vallandro.

WhatsApp Image 2023 05 26 at 15 46 37
-

Programação
No simpósio serão realizadas sete mesas redondas coordenadas por instituições parceiras, compostas por profissionais multidisciplinares com diversas visões e experiência em saúde humana, animal e ambiental.

Mesa 1 - Políticas sobre Saúde Única: trilhando caminhos para o futuro (Fiocruz)
Mesa 2 - Mudanças ambientais, biodiversidade e Saúde Única (Sema/RS)
Mesa 3 - Desafios para um estratégia de Saúde Única no âmbito do SUS (Ministério da Saúde)
Mesa 4 - Comunicação de risco em Saúde Única (Fiocruz)
Mesa 5 - Saúde Única na pesquisa e ensino nos serviços de saúde (Cevs/RS)
Mesa 6 - Desafios da Saúde Única na produção agrícola e pecuária (Seapi/RS)
Mesa 7 - Diálogo entre setores e estratégias para financiamento de projetos em Saúde Única (Fapergs)

Confira a programação completa.

Sobre a Rede Saúde Única
A Rede busca fortalecer e integrar processos de apoio a produção de ciência, tecnologia e inovação em Saúde Única, que beneficiem integralmente a população do RS por meio de troca de conhecimentos técnico–científico com as instituições-membro nas áreas de pesquisa de desenvolvimento, produção e prestação de serviços em saúde pública, tais como vigilâncias ambiental e epidemiológica e fortalecimento dos sistemas de pesquisas e respostas as doenças em especial as infecciosas.

A Rede é formada pela Secretaria Estadual da Saúde do RS, Fundação Oswaldo Cruz, Secretarias da Agricultura; da Inovação, Ciência e Tecnologia; e do Meio Ambiente do RS, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS), Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Grupo Hospitalar Conceição e nove universidades: Pontíficia Universidade Católica (PUC/RS) Universidade Federal do RS (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande (Furg) , Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade de Cruz Alta (Unicruz).