SES oferece capacitação para diagnóstico da hanseníase
Publicação:
A Secretaria Estadual da Saúde promove na próxima quarta-feira (18/05) capacitação para agentes comunitários quanto ao diagnóstico da hanseníase. Médicos e enfermeiros que desejam reproduzir as capacitações em seus municípios também podem se inscrever. O objetivo é capacitar os profissionais para saber identificar precocemente a doença, além de estarem aptos a verificar se o paciente diagnosticado está fazendo o auto-cuidado corretamente.
São 100 vagas disponíveis. Os interessados devem encaminhar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail dermato@saude.rs.gov.br. Mais informações pelo telefone (51) 3901-1056. A capacitação, com carga horária de 6h30, acontece no Centro de Treinamento da Procergs (Rua Mário Totta, 64, bairro Tristeza, Porto Alegre).
O controle da hanseníase é baseado no diagnóstico precoce de casos, seu tratamento e cura, visando eliminar fontes de infecção e evitar sequelas. Por ano, em média, são registrados 190 novos casos. Uma das dificuldades no tratamento é o dignóstico tardio, devido a baixa detecção, que não chama a atenção dos gestores. Como os sintomas podem demorar de 3 a 5 anos - ou até mais em alguns casos - para aparecer, quase 50% dos pacientes já são diagnosticados com algum grau de incapacidade instalado .
A hanseníase usualmente se apresenta inicialmente com um macha hipocrômica (mais clara), que pode ser rosada, amarronzada, com ou sem relevo, com ou sem borda. A principal característica que a diferencia de qualquer outra lesão é que não coça e não dói. Não há sensibilidade na área. Se acidentalmente se cortar, queimar ou raspar, a pessoa não sente. O tratamento é gratuito e dura de 6 a 18 meses. Se houver suspeita, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo.
Programa da Capacitação em Hanseníase - Agentes 2011
Data: 18 de maio
Carga Horária: 06h30 min hs
Local: PROCERGS - Rua Mário Totta, 64, bairro Tristeza, Porto Alegre
Inscrições: dermato@saude.rs.gov.br Telefone: (51) 3901-1056
Equipe técnica: Méd.Infec. André Machado, Sanit.Márcia Lira, Fisiot.Cristina Wallner
PROGRAMA:
8h30: Acolhimento e Entrega de material
9h - 12h: O que é hanseníase?
- Contágio
- Sinais e sintomas
- Como é feito o Diagnóstico?
- Tratamento
- Acompanhamento
- Hanseníase e alcoolismo
- Complicações: como suspeitar de reação hansênica
- Complicações com medicamentos
12h - 13h30: Almoço
13h30 - 15h30: A importância do acolhimento à pessoa com hanseníase
- O papel do Agente Comunitário de Saúde na hanseníase
15h30 - 15h45: Intervalo
15h45 - 17h15: O auto cuidado: como orientar
17h15 - 17h30: Avaliação e encerramento