Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES e Prefeitura de Porto Alegre debatem situação do Instituto de Cardiologia

Publicação:

-
SES e Prefeitura de Porto Alegre debatem situação do Instituto de Cardiologia - Foto: Itamar Aguiar/SES

A busca por alternativas na aquisição de órteses, próteses e materiais especiais cardiológicos motivou uma reunião entre a Secretaria Estadual da Saúde, a Prefeitura de Porto Alegre e o Instituto de Cardiologia. A Portaria 3693/2021, do Ministério de Saúde, assinada em dezembro de 2021, reduziu os valores repassados pela União para a aquisição de marca-passos e outros materiais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) — o que tem dificultado a compra dos materiais e ampliado custos para os prestadores de serviços, como o Instituto de Cardiologia.

Um grupo de trabalho seguirá acompanhando a situação e a possibilidade de repasses complementares por parte do Estado e dos municípios. “Temos que unir forças, dentro das nossas realidades orçamentárias, para reduzir filas e tempo de espera”, destacou o prefeito Sebastião Melo, que reforçou a importância de uma solução coletiva.

A secretária Arita Bergmann também ressaltou a importância do Instituto de Cardiologia e colocou a SES à disposição para busca conjunta por soluções. Arita lembrou que, a partir de um aporte de R$ 25 milhões do Governo do Estado, o Instituto de Cardiologia está expandindo o hospital, que deverá atender 4,5 mil pacientes a mais por ano e qualificar diversos serviços, em especial Nutrição e Dietética, Farmácia Hospitalar e Central de Abastecimento.

-
Arita Bergmann, Sebastião Melo e Mauro Sparta. - Foto: Itamar Aguiar/SES

Na reunião, o Instituto de Cardiologia foi representado pelo diretor-presidente Marne de Freitas Gomes. Os diretores da SES, Lisiane Fagundes (Departamento de Gestão da Atenção Especializada), Meriana Farid El Kek (Fundo Estadual de Saúde) e Eduardo Elsade (Departamento de Regulação Estadual) estiveram presentes na reunião, além do secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta.

Secretaria da Saúde