Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES e Fiocruz irão pesquisar o impacto de práticas como Yoga e plantas medicinais na saúde das pessoas

Publicação:

A Secretaria da Saúde (SES) está firmando uma cooperação com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (Observapics), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é oferecer, a partir do próximo ano, formação em práticas integrativas e complementares em saúde (pics) e de plantas medicinais e fitoterápicos para profissionais da Atenção Básica. O Observapics também oferecerá, após a formação, pesquisas de acompanhamento do impacto das pics e das plantas medicinais na saúde das pessoas.

O projeto irá abranger os públicos de prioridade da SES, como idosos, saúde mental e tabagismo. A ideia é implantar nas regiões do Estado em paralelo à Planificação da Atenção à Saúde. “A pics são tecnologias potentes no cuidado à saúde para a atenção integral e a promoção à saúde das pessoas”, explica Alpheu Ferreira do Amaral Junior, especialista em saúde da SES.

No Rio Grande do Sul, 300 municípios oferecem práticas integrativas e complementares em saúde pelo Sistema Único de Saúde, como Auriculoterapia, Acupuntura, Práticas Corporais da Tradição Chinesa, Arteterapia, Yoga e outras.

Secretaria da Saúde