Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Servidores da saúde são homenageados pela atuação durante os eventos climáticos

Certificados de reconhecimento foram entregues pela secretária da Saúde, Arita Bergmann e pela adjunta, Ana Costa

Publicação:

Três mulheres e um homem em pé em frente ao painelcom fotos em homenagem aos servidores pela atuação nas enchentes, com a frase Em meio às [aguas, vocês foram a força e o amparo do povo gaúcho
Painel com fotos ficará exposto no sexto andar do Centro Administrativo - Foto: Alina Souza ACS/SES

Foi realizada, nesta terça-feira, (10/12), a solenidade de reconhecimento aos servidores e servidoras da Secretaria Estadual da Saúde (SES) pelo trabalho e dedicação durante as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio e junho deste ano. Com a entrega de certificados de reconhecimento, feita pela secretária da Saúde, Arita Bergmann e adjunta, Ana Costa, foram homenageados integrantes dos departamentos da SES, das Coordenadorias Regionais de Saúde, além, do Conselho Estadual de Saúde (CES). O evento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre e contou com a apresentação da Orquestra Municipal Huberto Schmitt Muller de Três Coroas.

Na oportunidade, a secretária Arita Bergmann afirmou que o episódio das enchentes foi “um dos maiores desafios que já tivemos no Estado do Rio Grande do Sul e foi um episódio que nos deu muitas experiências”. Arita lembrou que as equipes da SES ficavam 24 horas trabalhando na base aérea de Canoas e agradeceu o empenho. “Muito, muito obrigada, vocês são heróis!”

A bebê Alícia Ciceri Porn, que nasceu durante as enchentes em uma operação de emergência participou do evento como símbolo do empenho no salvamento de vidas. Também fizeram falas sobre a experiência das enchentes, o motorista João Batista Santos de Mello, da SES, que trabalhou no transporte da SES, a coordenadora Rafaela Fagundes, da 16 ª CRS, com sede em Lajeado, a diretora Suelen Arduin, do Departamento de Regulação Estadual (DRE), a diretora Administrativa do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Chris Allves, o presidente da Fundação Hospitalar Oswaldo Diesel de Três Coroas, Joel Brando Klippel e o diretor técnico Paulo Ricardo Azeredo.

uma mulher de blusa rosa, com uma criança no colo, uma mulher de vermelho  e de óculos portando um certificado com moldura preta e uma outra mulher de azul, de óculos e cabelos longos e loiros sorrindo.
Bebê Alícia nasceu durante uma operação de emergência na calamidade - Foto: Alina Souza ACS/SES

Durante o evento, também foi apresentado o painel com fotos da atuação de servidores da SES durante a calamidade. O painel que ficará exposto no 6º andar do Caff, traz a frase: “Em meio às águas vocês foram a força e o amparo do povo gaúcho”.

As ações emergenciais da saúde envolveram a atuação direta na atenção primária , saúde mental, atenção hospitalar , assistência farmacêutica e vigilância em saúde.

Para a reconstrução dos serviços de saúde nos municípios foram realizados repasses de recursos extraordinários, tanto para a rede hospitalar, quanto para as unidades de saúde da atenção primária, para estabelecimentos assistênciais.

Secretaria da Saúde