Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Seminário temático da Escola de Saúde Pública abordará psicanálise e infância

Com o enfoque “Bebês em sofrimento psíquico” evento trará novidades no campo da pesquisa sobre o tema

Publicação:

Card em fundo laranja, com uma mulher segurando um bebê e os dizeres em letras maiúsculas: Seminário Temático Integrador: Bebês em sofrimento psíquico - sinais e intervenções a tempo
Seminário Temático Integrador: Bebês em sofrimento psíquico - sinais e intervenções a tempo

Em formato híbrido, ocorre nesta sexta-feira (05/07) o projeto de seminário temático integrador, promovido pela Escola de Saúde Pública (ESP), vinculada à Secretaria Estadual da Saúde (SES). Intitulado “1° Jornada de Psicanálise e Infância - Bebês em sofrimento psíquico - sinais e intervenção a tempo”, a programação inicia às 8h30 e vai até 18h, com psicanalistas da Escola de Estudos Psicanalíticos (EEP) e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) convidados. 

O evento será presencial, no Auditório da Escola de Saúde Pública, para os residentes da ESP lotados em Porto Alegre e região metropolitana e online para os residentes da ESP lotados no interior do estado e público externo. Inscrições devem ser realizadas no link: https://eventos.escoladesaudepublica.rs.gov.br/seminariointegradortematico/

Pesquisas atuais no campo da psicanálise e das neurociências indicam que a identificação a tempo e a intervenção oportuna podem reverter a estruturação de quadros graves de sofrimento psíquico nos bebês, bem como inibir a estruturação de transtornos psicopatológicos. Em atenção a essas novidades no campo da pesquisa, o seminário buscará abordar o tema de forma ampla. 

O evento será dividido em dois módulos: “A criança e o sujeito: da habitação do corpo à constituição do psiquismo” e “Obstáculos à constituição do psiquismo - o risco de TEA e outros sofrimentos”. Serão emitidos certificados de participação ao final do seminário.

Por Mariana Ribeiro/SES
Secretaria da Saúde