Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Seminário qualifica profissionais da atenção primária sobre saúde do idoso

Publicação:

Card com uma mão estilizada segurando um coração. Do lado, está escrito a palavra saúde. O fundo é branco.

O Seminário Regional Saúde da Pessoa Idosa e Redes de Atenção à Saúde será realizado nos dias 9 e 10 de maio (terça e quarta-feira), em Santa Maria e Santiago. O objetivo é qualificar as equipes de Atenção Primária em Saúde (APS), a partir da experiência do primeiro Ambulatório da Pessoa Idosa do Hospital Regional de Santa Maria, referência para os municípios 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).  

O evento é promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Rede Bem Cuidar (RBC) em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) - Beneficência Portuguesa. 

No primeiro dia do evento, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, vai participar da abertura, às 9 horas, de forma online. A programação inclui palestras com os especialistas Eugênio Vilaça Mendes e Edgar Moraes. No dia 10 será feito um mutirão para estratificação de risco dos idosos.  

O Ambulatório da Pessoa Idosa do Estado, em funcionamento desde outubro de 2022, se configura como um modelo novo de atenção. O serviço se destina a idosos oriundos da APS dos municípios da região que tenham sua capacidade funcional comprometida e necessitem de referência para seu cuidado na atenção especializada. Estima-se que 15% dos idosos, ao serem submetidos a uma avaliação multidimensional, são classificados como “frágeis”, ou seja, necessitam de atenção integral em um ambulatório especializado para auxiliá-los no cuidado e melhoria da qualidade de vida.  

“É fundamental que as equipes da APS dos municípios da região tenham cadastrado todos os idosos de seu território e que estratifiquem o risco e encaminhem os frágeis e os em risco de fragilização para o Ambulatório da Pessoa Idosa”, afirma a coordenadora da Divisão de Ciclos de Vida da SES, Gisleine Silva. 

Atualmente no Rio Grande do Sul, 18,7% dos habitantes tem mais de 60 anos e, com isso, tornou-se necessário direcionar as políticas de saúde para esta população. 

No dia 9 o evento será realizado no Hotel Itambé (Rua Benjamin Constant, 1209, em Santa Maria) e, no dia 10 de maio, será no CTG Coxilha de Ronda (Rua Dr. Rivota, 219, em Santiago). 

   

Oficina de Avaliação 

Também será realizada a oficina de avaliação: Gestão e Organização da Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde, no dia 11 de maio. A programação começa às 9h30, com a apresentação das experiências dos municípios de Santiago, Unistalda, Cacequi, Santa Maria, São Pedro, Dilermando de Aguiar, Vila Nova do Sul, Formigueiro e Restinga Seca, que são acompanhados no projeto PROADI/SUS-BP.  

Das 14h às 18h será a parte das trocas e contribuições. Participarão desta oficina, secretários municipais de Saúde e equipes de saúde dos nove municípios da 4 ª CRS que são acompanhados no projeto PROADI/SUS-BP 

Secretaria da Saúde