Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Semana da Mulher na SES abre com palestra na Escola de Saúde Pública

Publicação:

"As mulheres na Sociedade Contemporânea" foi o tema da palestra de abertura da Semana da Mulher realizado hoje (5) na Escola de Saúde Pública, da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O evento integra a programação do governo estadual que marca o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 8. A palestra inaugural do evento foi ministrada pela coordenadora da Unesco no RS, Alessandra Schneider. A iniciativa contou com a participação da diretora da ESP, Sandra Vial, e da diretora do Departamento de Ações em Saúde da SES, Sandra Sperotto.

 

"A valorização da mulher, em todos os aspectos da sua inserção social, seja na família, no trabalho, no mundo produtivo, na cultura, ou nas artes, é condição vital para o desenvolvimento sustentável e para a promoção da não-violência", ensina Alessandra. "Se os direitos humanos não forem os mesmos para homens e mulheres, a sociedade perde. A capacidade de mobilizar a sua sensibilidade e a sua capacidade de geradora de vida, dá a elas condições de contribuir em muito para o aprimoramento da sociedade e para que os princípios de uma cultura de paz se estabeleçam", explicou.

 

"Grandes desafios unem os países tendo em vista o desenvolvimento harmonioso do planeta", disse Alessandra. Ela lembrou as oito metas traçadas por 189 países na Cúpula do Milênio das Nações Unidas, em setembro de 2000. "Uma delas é a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher". As demais são: acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, igualdade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. "Para chegar a estes objetivos, é preciso garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, terminem o ensino básico; eliminar a disparidade entre os sexos no ensino primário e secundário; reduzir em dois terços a mortalidade de crianças menores de 5 anos e em três quartos a taxa de mortalidade materna, entre outros. Além disso, é necessário deter a propagação do HIV/Aids e inverter a tendência atual de contaminação, que atinge mulheres jovens com idades entre 18 e 25 anos e acima de 50 anos", completou a representante da Unesco.

 

Em relação à questão da educação, os dados mostram que as mulheres no Brasil têm, atualmente, níveis de escolaridade superiores aos dos homens, mantendo-se à frente deles em praticamente todos os indicadores. "Isso significa que os grandes entraves à promoção da igualdade entre homens e mulheres não se encontram no acesso ao ensino, mas em outros, como a inserção no mercado de trabalho e na vida política", explicou Alessandra. Após a palestra, foi exibido o vídeo "A história de outra Maria", que abordou a temática de gênero e propiciou aos presentes reflexão e debate. Foram discutidas questões como relacionamentos familiares e sexuais, planejamento familiar, gestação, aborto, violência e preconceitos raciais. No final da manhã, foi realizado um desfile de modas pelo Clube de Reciclagem do Morro da Cruz, em Porto alegre, e a exposição de trabalhos. Bolsas, tapetes, almofadas e roupas são confeccionados em casa, no tempo livre individual de cada integrante do clube, com material doado por empresas. Regina Moura, uma das integrantes do clube, explica que em torno de 50 mulheres participam do movimento e o trabalho é bastante diversificado. Cada produto recebe um código e o valor de venda que, quando efetuada, reverte15% para o clube.

 

Programação

A programação segue nesta terça-feira (06), às 8h30min, no auditório da ESP (Ipiranga, 6.311), com a palestra Violência de gênero e as mulheres negras, com a psicóloga Maria Luísa Oliveira. Das 14h às 16h, será realizada uma oficina de artesanato com o grupo Grife da Cruz, na sala 3 da ESP. No dia seguinte (7), às 8h30min, a sanitarista e epidemiologista Stela Menegel falará sobre A Rota Crítica das Mulheres no Enfrentamento da Violência.

 

Ainda na quarta-feira (7), às 14 horas, haverá apresentação de palestra- show de Rita Rostirola no auditório do Centro Administrativo do Estado (Borges de Medeiros, 1501), especialmente para servidoras do CAAF. No mesmo local, dia 8, a partir das 8h30min, serão proferidas duas palestras sobre Violência doméstica, uma questão de Saúde Pública. As palestrantes serão a assistente social Ana Luiza Trois Miranda e a psiquiatra Assuncion Caputti Filha.

 

Retomando a seqüência de atividades na Escola de Saúde Pública, no dia 9, Maria Rosângela da Silva, da comunidade caigangue, dará palestra, às 8h30min, no auditório, sobre A saúde da mulher nos povos indígenas. A partir das 14 horas, haverá oficina de artesanato do Clube de Reciclagem do Morro da Cruz, na sala 3 da ESP.

Secretaria da Saúde