Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Segundo SERMulher do Estado é inaugurado em Teutônia

Serviço será referência para a 16ª CRS, ofertando linhas de cuidado especializado para a saúde da mulher

Publicação:

Uma sala fechada com várias pessoas aplaudindo. Ao centro a secretária Arita fala ao microfone em um púlpito transparente. Ela veste um blazer branco. Ao fundo banners do hospital e do SERMulher e uma tela de televisão projetando a logo do hospital.
Teutônia será referência no cuidado integral em saúde da mulher - Foto: Arthur Vargas/SES

Em cerimônia de inauguração realizada nesta quinta-feira (10/04), o Serviço Especializado de Referência à Saúde da Mulher (SERMulher RS) do município de Teutônia entrou oficialmente em funcionamento. Oferecido no Hospital Ouro Branco, este foi o segundo local no Estado a iniciar atendimentos regionalizados para demandas de ginecologia, mastologia e planejamento reprodutivo.   

O SERMulher de Teutônia será referência para os 37 municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, que fica no Vale do Taquari. O programa é uma estratégia do governo estadual que visa implantar linhas de cuidado para câncer de colo de útero, câncer de mama, endometriose, miomatose, infertilidade, miomatose, planejamento familiar e climatério em serviços de referência. Por meio do encaminhamento da atenção primária, o acompanhamento e o tratamento de forma especializada buscam agilizar processos de diagnóstico e melhorar a qualidade de vida das pacientes. 

Presente na solenidade, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, falou sobre a emoção de participar do ato de entrega oficial do ambulatório SERMulher na cidade. “Nosso coração está transbordando de alegria em estarmos aqui. Teutônia está no caminho de se tornar um polo de saúde regional, pulsando para expansão e ampliação de novos serviços, afirmou a secretária. 

O presidente da Associação Beneficente Ouro Branco, Marco Aurélio Weber, declarou que instituição sempre teve convicção da importância de participar do programa: “estamos conscientes da necessidade de um atendimento contínuo, buscando sempre a excelência”. 

O diretor médico técnico do hospital, Guilherme Vogt, sublinhou o significado do SERMulher para o município. “Fixar profissionais especialistas fora do grande centro é sempre um desafio para a nossa comunidade e para o nosso hospital. Com essa parceria a gente está conseguindo cada vez mais qualificar o corpo clínico e trazer gente de qualidade para trabalhar aqui”, ressaltou. 

Usuária do Sistema Único de Saúde em Teutônia, Carla Erbes também participou da cerimônia de inauguração do serviço especializado fez um relato pessoal. Eu senti um alívio imenso, não só por mim, mas por todas as mulheres. Não precisamos mais procurar a saúde da mulher fora do nosso município”, disse. 

SERMulher RS  

O SERMulher RS oferece o cuidado integral em saúde da mulher em uma abordagem que reconhece a complexidade e singularidade das necessidades de saúde específicas desse grupo, desde a prevenção e promoção da saúde até o diagnóstico e tratamento de condições específicas, possibilitando a sequência do trabalho de rastreamento e investigação iniciado na atenção primária e encaminhando as usuárias para a atenção terciária, quando necessário.    

Ainda está aberto processo de seleção para Coordenadorias Regionais de Saúde que ainda não foram contempladas. Ao todo, já foram habilitados oito serviços no estado:  

 

  • Osório - Associação Beneficente São Vicente de Paulo (primeiro SERMulher a entrar em funcionamento no estado) 

 

  • Teutônia - Associação Beneficente Ouro Branco  

 

  • Sapucaia do Sul - Clínica de Saúde da Mulher 

 

  • Tenente Portela - Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio  

 

  • Pelotas - Hospital Universitário São Francisco de Paula  

 

  • Bagé - Santa Casa de Caridade 

 

  • Giruá - Hospital São José  

 

  • Farroupilha - Hospital Beneficente São Carlos 
     

 

Em processo de seleção

 

1ª CRS (sede Porto Alegre – 26 municípios) 

4ª CRS (sede Santa Maria – 33 municípios) 

6ª CRS (sede Passo Fundo – 62 municípios) 

8ª CRS (sede Cachoeira do Sul – 12 municípios) 

9ª CRS (sede Cruz Alta 12 municípios) 

10ª CRS (sede Alegrete – 11 municípios) 

11ª CRS (sede Erechim – 33 municípios) 

12ª CRS (sede Santo Ângelo – 24 municípios) 

Por Mariana Ribeiro/SES
Secretaria da Saúde