Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria lança cartilha sobre o Dia Nacional de Combate à Sífilis

Publicação:

A imagem mostra um preservativo com ilustrações estilizadas dos micro-organismos responsáveis pelas Infecções sexualmente transmissíveis. À esquerda, tem uma mensagem  "Você já ouviu falar em sífilis?" em verde. À direita da camisinha, embaixo, tem os logotipos do programa Cuidar RS e do Governo do Estado.
.

Para lembrar o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, no dia 16 de outubro, a Secretaria da Saúde publica uma cartilha informativa sobre os cuidados contra a doença.

O material traz informações epidemiológicas, o trabalho da Secretaria no combate à sífilis, com os comitês de Transmissão Vertical; detalhes sobre as testagens de Sífilis e HIV nas maternidades do Estado; as campanhas de sensibilização; informações sobre o monitoramento das gestantes com sífilis; o trabalho de articulação com outras áreas técnicas e a distribuição de medicamentos aos pacientes.

Antes da pandemia, o Rio Grande do Sul registrou, em 2019, a segunda maior taxa de detecção entre os estados de sífilis adquirida e a terceira maior em gestantes e de sífilis congênita em menores de 1 ano de idade. Os testes para diagnóstico de sífilis podem ser feitos em qualquer município do Estado.

Confira o material no link: Informativo Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita . 

Secretaria da Saúde