Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria Estadual da Saúde anuncia criação do primeiro Centro Cuca Legal no Estado

Publicação:

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, anunciou esta manhã (22/10), a criação do primeiro Centro Cuca Legal para o tratamento da depressão e da dependência química no Rio Grande do Sul. O centro funcionará já em novembro no município de Rio Grande. A declaração foi feita durante o encontro de técnicos das 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e a Seção de Saúde Mental e Neurológica da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) . "Até o final do ano, outros quatro Centros Cuca Legal serão ativados em Bagé, Vacaria, Rio Pardo e Ijuí", antecipou o secretário. Ele também salientou que o objetivo, com a criação destes espaços, é organizar o trabalho dos movimentos voluntários das igrejas, das fazendas de comunidades terapêuticas e dos grupos de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, atuando articulados com a rede pública de saúde.

Os centros são a principal estratégia da SES/RS para o combate ao uso abusivo de álcool e drogas e a primeira ação do Programa Cuca legal, um dos projetos prioritários da SES. Seu papel é servir de referência para as Equipes de Saúde da Família, sem, no entanto, competir com os Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS AD) já em funcionamento.

O relatos trazidos pelos técnicos da área possibilitaram traçar um panorama da situação dos serviços de saúde mental por região, identificando os municípios interessados e potencialmente estruturados para receberem outros núcleos. A meta da secretaria é instalar, até o final de 2006, 50 núcleos. Ronaldo Carvalho, responsável pela Saúde Mental na 7ª CRS, com sede em Bagé, disse que os gestores públicos têm um papel fundamental nesse processo. Vera Stringuini, chefe da Seção de Saúde Mental e Neurológica da SES, lembrou que o Programa Cuca Legal prevê uma etapa de capacitação dos gestores e técnicos, reunindo mais de 600 profissionais de todo o Estado, com o objetivo de prepará-los para a sensibilização e a qualificação dos recursos humanos que atuam na linha de frente.
Secretaria da Saúde