Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretária da Saúde recebe representantes dos municípios do Litoral Norte

Publicação:

Secretária Arita fala enquanto participantes da reunião ouvem atentamente. Todos estão sentados em volta de uma mesa.
Representantes dos municípios do Litoral Norte estiveram no gabinete da secretária Arita Bergmann, nesta quarta-feira (8). - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (8), prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais da saúde de 16 cidades que fazem parte da Associação de Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). Os gestores públicos foram recebidos para discutir o financiamento dos programas como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Primeira Infância Melhor (PIM), Estratégia Saúde da Família (ESF), entre outros.

Arita disse que foi aberta uma mesa de negociações com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na última segunda-feira (6), para discutir a dívida do Estado com os municípios. O Estado propõe pagar em parcelas esse passivo, que em alguns casos está acumulado desde 2013. Ela garantiu que há previsão de manter a regularidade de pagamento aos municípios este ano e que há orçamento programado para cumprir a aplicação de 12% dos recursos estaduais na área da Saúde, como previsto na lei que rege o Sistema Único de Saúde (SUS). “Podemos dar segurança aos gestores municipais de que as verbas estaduais serão repassadas”, informou a secretária-adjunta, Aglaé Regina da Silva.

A secretária Arita também esclareceu os gestores municipais sobre o Fundo de Apoio financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados, sem Fins Lucrativos e Hospitais Públicos (Funafir), que é uma linha de crédito com o Banrisul.

Também foram solucionadas dúvidas a respeito da pendência da entrega de exames citopatológicos na região. Foi pactuado com um laboratório de Osório para que se faça um mutirão que agilize o processo de entrega dos exames pendentes. Novos exames serão trazidos para um laboratório de Porto Alegre.
Os participantes debateram ainda soluções para diminuir as demandas judiciais em relação a medicamentos.

Secretaria da Saúde