Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde realiza evento sobre práticas de alimentação saudável nas escolas

Publicação:

na foto aparecem um prato de arroz com feijão e um prato de feijão e os logos do Governo do Estado abaixo no canto direito

Com o tema “Práticas alimentares saudáveis: a escola como espaço privilegiado para promoção da saúde”, será realizado na próxima segunda feira (18), às 15h, um webinar alusivo à Semana Estadual da Alimentação e ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro. Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Dia da Alimentação tem como slogan “Nossas Ações são nosso Futuro”.

O encontro poderá ser acessado neste link

Promovido pela Política de Alimentação e Nutrição, do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde (DAPPS/SES/RS), o evento abordará a importância da construção de hábitos alimentares saudáveis que impactem positivamente no crescimento e desenvolvimento.

A nutricionista Maria Alice Lantmann, da SES/RS, explica que "o ambiente escolar é um espaço de articulação entre políticas de educação e de saúde, propício para o desenvolvimento de estratégias de promoção da alimentação adequada e saudável”. Ela diz que é importante que toda a comunidade escolar esteja envolvida, buscando o fortalecimento da autoestima e estimulando práticas saudáveis para os alunos. “Trata-se de um espaço privilegiado para a promoção da saúde, que desempenha papel fundamental na formação de hábitos saudáveis, entre os quais os alimentares", afirma.

Segundo ela, "os hábitos alimentares, desde os primeiros anos de vida, repercutem tanto no estado nutricional das crianças como em todas as fases da vida. Assim, potencializar o consumo alimentar adequado nos primeiros anos de vida favorece a formação de hábitos alimentares saudáveis, o que contribui para a prevenção do excesso de peso".

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) corresponde a uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).

No RS, dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) mostraram que, em 2019, 36,12% das crianças menores de 5 anos e 37,92% das crianças entre 5 e 9 anos tinham excesso de peso, e destas, 6,05% e 7% apresentavam obesidade, respectivamente, segundo índice antropométrico de Índice de Massa Corporal (IMC) para a idade.

Confira  na íntegra a Programação da Semana de Alimentação Saudável-2021

Acesse as publicações:
Guia Alimentar para a População Brasileira
Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos

Ciclo de debates

No dia 21 de outubro, a SES/RS apoiará a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DEPROS/SAPS/MS) no Ciclo de Debates em comemoração ao aniversário da “Política Nacional de Alimentação e Nutrição no Brasil – 20 anos de história".

O encontro terá como tema a Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, com objetivo de fomentar a produção e disseminação de informações técnico-científicas para otimizar a qualificação da força de trabalho na implementação de políticas, programas e ações que visem o enfrentamento dos agravos e problemas decorrentes de todas as formas de má nutrição.

Secretaria da Saúde