Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretária da Saúde orienta municípios sobre enfrentamento ao novo coronavírus

Publicação:

Sentada, Secretária Arita na mesa ao microfone. Do seu lado esquerdo, dois homens. Do direito, duas mulheres.
Secretária Arita chamou os gestores para a campanha da vacinação contra o Influenza que se inicia em 23 de março - Foto: Neusa Jerusalém

A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, orientou os secretários municipais da saúde sobre o enfrentamento ao novo coronavírus, na quarta-feira (11). A secretária falou aos gestores de saúde que estavam presentes no Seminário de Regulação, realizado no Auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

Segundo ela, “é importante um alinhamento mais efetivo com os municípios gaúchos no enfrentamento ao Covid-19 e também é necessário mobilizar e fazer um chamamento para a campanha de vacinação contra o vírus influenza, que se inicia no dia 23 de março”.

Na oportunidade, ela informou que o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) já está realizando todos os exames para detecção do novo coronavírus no Rio Grande do Sul e também que o Centro de Operações de Emergências (COE), da Secretaria da Saúde, emitiu uma nota informativa com recomendações de prevenção e controle de infecções a serem adotadas nas Instituições de Longa Permanência de Idosos. “ Os idosos e portadores de doenças crônicas são os grupos mais suscetíveis ao desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais ao se infectar com o novo coronavírus”, afirmou .

Arita alertou, ainda, que em casos suspeitos, a população deve procurar as unidades de saúde de referência em seus municípios. Também disse que usar os telefones 150 (Disque Vigilância), 156 (Prefeitura de Porto Alegre), e o 136 (MS) é uma boa alternativa para esclarecimento de dúvidas e encaminhamentos. Arita considerou uma boa prática, que pode servir de exemplo, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre em fazer coleta domiciliar da amostra de caso suspeito, “desta forma a pessoa com suspeita de portar o novo coronavírus não precisa sair de casa, sem apresentar o perigo de disseminar o vírus por onde circular”, avaliou.

O Plano de Contingência Covid-19 formulado pelo Centro de Operações de Emergência foi apresentado pela chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro de Vigilância em Saúde (CEVS), Tani Ranieri.

O Seminário de Regulação foi uma parceria entre Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) e Secretaria Estadual da Saúde (SES). A programação incluiu, na primeira parte, a apresentação de sistemas informatizados de regulação de leitos, consultas, centrais compartilhadas do Samu e um programa de inteligência artificial, destinado a prevenção ao suicídio e saúde mental.

Também estavam presentes o presidente do Cosems/RS, Diego Espíndola, o vice-presidente do Cosems/RS, Maicon Lemos e a Promotora de Justiça, Angela Rotunno.

Secretaria da Saúde