Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde faz parceria com Instituto da Criança com Diabetes para levar insumo a crianças no Vale do Taquari

Publicação:

IMG 20230908 104433

A Secretaria da Saúde (SES) iniciou na última semana, desde quinta-feira (7), o auxílio ao Instituto da Criança com Diabetes (ICD) na dispensação de insumos essenciais, como insulina, glicosímetros, tiras, lancetas e medicamentos, para crianças com diagnóstico de diabetes e suas famílias atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari.

Uma equipe da SES colocou à disposição da comunidade um posto avançado de dispensação seguro para que os pacientes tenham uma referência de acesso aos insumos. De acordo com levantamento do Instituto da Criança com Diabetes, foram identificadas 135 crianças com diabetes em municípios como Encantado, Bom Retiro do Sul, Teutônia, Taquari e Estrela, entre outros, na região atingida pelas enchentes.

De acordo com a médica sanitarista Leticia Ikeda, chefe da Divisão de Unidades Próprias da SES, a mobilização começou por Roca Sales e Muçum, onde a situação é mais crítica. As Secretarias Municipais de Saúde participam do trabalho.

“Acho importante destacar a grande corrente de solidariedade que se formou em torno das cidades afetadas. Tem mobilização dos municípios ao redor, da sociedade civil em geral, universidades, sociedades profissionais e conselhos. Com certeza, tanto a resposta imediata quanto a reconstrução necessitam deste apoio e devemos manter a mobilização pois a crise deve ser longa”, disse.

As famílias que não tiverem acesso ao posto de dispensação, podem entrar em contato com as equipes de campo do Instituto, pelo telefone (51) 8168-1654.

“Além de itens básicos como alimentos, materiais de higiene, roupas e água, as pessoas com diabetes precisam receber insulinas, seringas, glicosímetros, lancetas e tiras reagentes para que consigam medir o nível de glicose no sangue e tenham condições de seguirem os procedimentos que são essenciais para a manutenção da vida”, relatou Márcia Puñales, médica endocrinologista pediátrica e diretora técnica do Instituto da Criança com Diabetes (ICD). “Os testes de ponta de dedo são importantes para que consigam ajustar as doses de insulina de acordo com o resultado. Caso não recebam estes materiais, correm o risco de desidratar ou de entrarem em coma por conta da falta de aplicação.”

Os insumos dispensados à população neste momento são doações que o ICD está captando junto à sociedade e provenientes dos estoques da SES.

Por Marília Bissigo
Secretaria da Saúde