Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde e Cosems se mobilizam para cobrar segundas doses do Governo Federal

Publicação:

A imagem mostra caixas e frascos de vacinas.

A Secretaria da Saúde e o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), preocupados com o atraso do cronograma de envio das vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde aos Estados, irão enviar um ofício ao Governo Federal para cobrar agilidade no abastecimento de vacinas da Coronavac para cobrir as segundas doses de quem já recebeu a primeira aplicação há 28 dias ou mais. São mais de 300 mil gaúchos que já fecharam ou estão prestes a fechar o período recomendado pelo produtor Butantan a partir da última terça-feira (20/4), referente as doses distribuídas nos dias 20 e 26 de março. A decisão foi tomada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta quinta-feira (22/4).

“Sabemos que esse problema não é exclusividade do Rio Grande do Sul. Mas precisamos cobrar do Ministério da Saúde o envio ágil dessas doses, para que possamos concluir o esquema vacinal destas pessoas. Esperamos que o Butantan consigo recuperar o tempo perdido sem o IFA e recomece a produção em escala para fazer novas entregas o mais rapidamente possível", pontuou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, disse que não há nenhuma evidência de que a ampliação do prazo para a aplicação da segunda dose prejudique o esquema vacinal, porém, é importante que se tome o quanto antes.

"O Ministério da Saúde vinha apontando um calendário regular de entrega que não está mais sendo cumprido. Essa remessa que chega amanhã é insignificante para atender toda a demanda que precisamos. Fora o fato de que no início os frascos rendiam mais doses", afirmou o vice-presidente do Cosems, Naasom Luciano. O presidente do Conselho, Maicon Lemos, completou: “Estamos estimulando a população, diariamente, a tomar a vacina contra a Covid. Agora precisamos de doses para completar a vacinação de todos”.

Nova remessa

As 242,9 mil vacinas que chegam ao Estado nesta sexta-feira (22/4) serão destinadas a:

50,2 mil Coronavac

- Atender até 86% da segunda dose das pessoas que receberam a primeira aplicação na remessa que chegou ao Estado em 20 de março (somando com as doses que já estavam reservadas para este fim, ficam faltando, ainda, 40 mil doses para atender a integralidade desse público).

192.750 AstraZeneca

- Atender 100% da segunda dose das pessoas que receberam a primeira aplicação na remessa que chegou ao Estado em 24 de janeiro;

- Completar 100% da primeira dose de idosos de 62 anos;

- Ampliar a vacinação de idosos de 61 anos, atingindo 92% desse grupo;

- Repassar doses extras para vacinação de idosos de 65 anos ou mais que ainda não foram vacinados.

Texto: Ascom SES

Secretaria da Saúde