Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde distribui 50 purificadores de água doados ao Estado

Publicação:

Cada equipamento tem capacidade de fornecer 5 mil litros de água filtrada por dia, atendendo 2,5 mil pessoas.
Cada equipamento tem capacidade de fornecer 5 mil litros de água filtrada por dia, atendendo 2,5 mil pessoas. - Foto: Divulgação/PWTech

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começou nesta sexta-feira (17/05) a distribuição de 50 purificadores de água doados ao Estado. Cada equipamento tem capacidade de fornecer 5 mil litros de água filtrada por dia. Para marcar o ato, um evento híbrido foi realizado com os secretários municipais e prefeitos das cidades contempladas.

Os equipamentos foram doados ao Governo Federal pelo produtor de conteúdo Felipe Neto, que adquiriu 220 aparelhos por meio de uma arrecadação de R$ 4,8 milhões. Desses, 50 aparelhos foram repassados à Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os purificadores foram produzidos pela empresa PWTech utilizando tecnologia desenvolvida pela Universidade Federal de São Paulo.

Devido ao desabastecimento e funcionamento parcial de algumas casas de bombas no Estado, os purificadores funcionarão como auxiliares no fornecimento de água potável aos atingidos pelas enchentes. O processo de purificação filtra a água suja ou contaminada, devolvendo a potabilidade e tornando-a pronta para o consumo. Considerando o consumo diário de dois litros por pessoa em situações de emergência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2.500 pessoas podem ser beneficiadas diariamente por um equipamento.

A secretária estadual da Saúde adjunta, Ana Costa, participando de forma on-line, destacou que o momento de solidariedade e de muito trabalho passa também por preservar a saúde. “Vimos o quanto a falta de água nos assustou e queremos que essa doação possa abastecer os municípios e contribuir para a saúde da população mais fragilizada nesse momento”. Ana Costa também reforçou que a medida é uma estratégia de utilizar a tecnologia disponível para amenizar danos, mas não substitui o bombeamento de água necessário em cada cidade.

A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, acompanhou a demonstração do funcionamento do purificador realizada pelo engenheiro químico André Jarenkow. O profissional da SES operou o equipamento certificando a segurança e servindo copos de água aos presentes. O purificador foi testado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que também atestou que a água tratada por ele é potável.

Abastecimento de água

Os purificadores exercem um papel fundamental em situações de desabastecimento de água, mas não substituem a capacidade de abastecimentos das estações de tratamento de água dos municípios. Cada equipamento tem as dimensões de um metro de largura e 43 cm de altura, e aproximadamente 18 quilos.

A Superintendente Regional do Ministério da Saúde no RS, Maria Celeste de Souza da Silva, participou de forma remota e definiu como grande desafio o período pelo qual o Rio Grande do Sul está passando. “Muito importante a alternativa de enviar os purificadores como um socorro imediato enquanto nos unimos para a reconstrução do estado”, pontuou.

Cidades beneficiadas

A entrega dos purificadores aos 50 municípios contemplados já começou nesta sexta-feira, sendo enviados para as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que farão a distribuição para os municípios atendendo a critérios técnicos pré-definidos:

  • População abastecida por solução alternativa coletiva avariada
  • Ter reportado dano grave ou médio à solução alternativa coletiva
  • Ter declarado decreto de calamidade ou emergência
  • Número de desabrigados e desalojados
  • Comunidades indígenas ou quilombolas com abastecimento de água prejudicado

Os 50 municípios selecionados para receber os purificadores e suas respectivas regionais de saúde são:

1. Agudo – 4ª CRS

2. Antonio Prado – 5ª CRS

3. Araricá – 1ª CRS

4. Arroio do Meio – 16ªCRS

5. Arroio do Tigre – 8ª CRS

6. Barra do Ribeiro – 1ª CRS

7. Canela – 5ª CRS

8. Cerro Branco – 8ª CRS

9. Charqueadas – 1ª CRS

10. Constantina – 15ª CRS

11. Cotiporã – 5ª CRS

12. Cruzeiro do Sul – 16ª CRS

13. Dona Francisca – 4ª CRS

14. Faxinal do Soturno – 4ª CRS

15. Feliz – 5ª CRS

16. Garibaldi – 5ª CRS

17. General Câmara – 1ª CRS

18. Gramado – 5ª CRS

19. Guaporé – 5ª CRS

20. Ibarama – 8ª CRS

21. Linha Nova – 5ª CRS

22. Monte Belo do Sul -5ª CRS

23. Muçum – 16ª CRS

24. Nova Palma – 4ª CRS

25. Paraí – 5ª CRS

26. Paraíso do Sul -4ª CRS

27. Passa Sete – 8ª CRS

28. Pinhal Grande – 4ª CRS

29. Putinga – 16ª CRS

30. Quevedos – 4ªCRS

31. Redentora -15ª CRS

32. Restinga Seca – 4ª CRS

33. Roca Sales – 16ªCRS

34. Rolante – 1ª CRS

35. Santa Maria - 4ª CRS

36. Santa Maria do Herval -1ª CRS

37. São Jerônimo – 1ª CRS

38. São João do Polêsine – 4ª CRS

39. São Martinho da Serra – 4ª CRS

40. São Sebastião do Caí – 1ª CRS

41. São Sepé – 4ª CRS

42. São Vicente do Sul -4ª CRS

43. Silveira Martins – 4ª CRS

44. Sinimbu – 13ª CRS

45. Sobradinho – 8ª CRS

46. Travesseiro – 16ª CRS

47. Vale do Sol – 13ª CRS

48. Vale Real – 5ª CRS

49. Vera Cruz – 13ªCRS

50. Viamão – 1ª CRS

Secretaria da Saúde