Secretaria da Saúde auxilia Eldorado do Sul e Guaíba na reabertura de serviços de saúde

-
Secretária Arita e prefeito Maranata visitam Hospital de Campanha da Marinha em Guaíba - Foto: Guga Stefanello/SES-RS

Auxiliar os municípios na reabertura dos serviços públicos de saúde no Rio Grande do Sul após a enchente é um dos desafios da Secretária Estadual da Saúde (SES). Neste domingo (19/05), técnicos da SES e da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) estiveram em Eldorado do Sul e Guaíba onde orientaram os municípios no levantamento de perdas e na reabertura dos serviços para a população.

“Auxiliaremos com tudo o que for necessário para restabelecer os serviços de saúde, estamos visitando os municípios para prestar solidariedade, mas também para ver o que estão precisando e com isso ajudar e planejar o recomeço”, explica a secretária Arita Bergmann que esteve em Eldorado e Guaíba. Arita também reforçou que existe a possibilidade de doações de computadores da SES e que há empresários que se disponibilizaram a doar equipamentos.

-
Reunião foi realizada na Prefeitura de Eldorado - Foto: Guga Stefanello/SES-RS

Em Eldorado do Sul, um dos municípios mais atingidos pela enchente, seis unidades de saúde ainda permanecem fechadas, enquanto um Pronto Atendimento e uma sala de vacinas funcionam provisoriamente no centro administrativo da Prefeitura. O município tem duas unidades funcionando na área rural e conseguiu reabrir uma na área urbana.

Em Guaíba, há duas unidades de saúde que foram atingidas pela enchente. No município também foi instalado um Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, que disponibiliza atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Cirurgia Geral, e conta com 43 militares da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogo e profissionais de outras especialidades. O Hospital de Campanha da Marinha já atendeu 1700 pacientes desde o começo da operação em 9 de maio.

“Esse é um momento tripartite entre Ministério da Saúde, Secretária Estadual da Saúde e municípios, e é importante que se levantem as necessidades para que possamos auxiliar compondo da melhor forma possível, seja com recursos ou mesmo com profissionais da Força Nacional do SUS”, reforça Rodrigo Stabeli, assessor para emergência em desastre em saúde pública da Secretaria da Atenção Especializada do Ministério da Saúde.

“Foi um momento importante para que a SES possa enxergar as nossas fragilidades nesse momento, já somos uma região carente de equipamentos públicos de saúde e fomos atingidos em unidades básicas que perderam equipamentos, precisaremos recuperar e teremos muito trabalho, mas com a força que temos no nosso povo e a ajuda do Estado e do Governo Federal podemos sair dessa mais rápido”, destacou o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata.