Secretária Arita participa da 9ª Conferência Estadual de Saúde, em Porto Alegre
Publicação:

Começou nesta segunda-feira (15) a 9ª Conferência Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Serão três dias de debates e deliberações de propostas oriundas das Conferências Municipais de Saúde realizadas por todo o Estado, sobre temas referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da Conferência Estadual, serão escolhidos 140 delegados titulares e 28 suplentes que representarão o Estado na etapa nacional, programada para julho, em Brasília (DF).
O encontro, realizado de quatro em quatro anos, tem como um dos seus objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde (PES). O regimento prevê que os delegados participantes sejam de três segmentos diferentes: governo e prestador de serviço do SUS, trabalhador em saúde e usuário.
“Estamos vivendo este momento que é a expressão da democracia. E a participação dos segmentos nesta Conferência Estadual de Saúde mostra que o Rio Grande do sul disse sim às grande mobilização e força do controle social”, afirmou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou. “A gente quer, sim, um SUS de qualidade para todos os cidadãos gaúchos".

A vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Inara Ruas, disse que durante a conferência, serão três dias de trabalho para construir um Sistema Único de Saúde como a gente merece. São 450 municípios participantes, mais de 5 mil proposições enviadas que resultaram em um caderno com 210 propostas.
O presidente do CES, Claudio Augustin, fez sua participação por meio de vídeo apresentado após a abertura. Durante a tarde, continuam as mesas temáticas. Na terça-feira (16), acontece mais uma mesa e os trabalhos em grupos. Na quarta-feira, dia 17, também no Araújo Vianna, a programação se encerra com a plenária final.
As atividades das solenidades, plenárias e mesas estão sendo transmitidas pelo canal do Conselho Estadual de Saúde no YouTube . A programação completa e demais informações constam no site da entidade: ces.rs.gov.br.
Participaram da mesa de abertura, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Neri O carteiro, a deputada federal Maria do Rosário, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, a superintendente estadual do Ministério da Saúde, Maria Celeste, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Guilherme Ribas, o secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, em exercício, Cézar Sulbach, representando o prefeito Sebastião Melo, e Rubens Dias, representando a Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. Os deputados estaduais Miguel Rossetto, Stela Farias, Pepe Vargas e Sofia Cavedon também estavam presentes.
Gestão e Regionalização
Dentro da Programação da 9ª Conferência Estadual de Saúde, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, participou da mesa sobre Regionalização e Gestão da Saúde, na tarde da segunda-feira (15). O debate também contou com o professor e médico sanitarista Alcides Miranda.
Na oportunidade, a secretária falou sobre os programas estratégicos do Governo do Estado na área da Saúde, como Avançar, Assistir e Rede Bem Cuidar, TEAcolhe, Cirurgia + e apresentou o sistema que contém um catálogo de todos os serviços hospitalares nas regiões do Rio Grande do Sul. “Os serviços estão catalogados por referências de médias e altas complexidades. São 39 especialidades que podem ser consultadas”, disse. O endereço para acessar os serviços nas regiões é https:saude.rs.gov.br/referencias-hospitalares.
Arita também destacou a necessidade de mobilização para vacinação.” Temos que nos mobilizar em nossos territórios para valorizarmos também a vacinação, com busca ativa das pessoas que não estão comparecendo nas unidades de saúde para aplicação das vacinas bivalente e da gripe, entre outras”.