Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretária Arita participa da 9ª Conferência Estadual de Saúde, em Porto Alegre

Publicação:

Mesa de abertura com 12 participantes
Mesa de abertura formada por autoridades e representantes dos segmentos do SUS - Foto: Itamar Aguiar - ACS/SES

Começou nesta segunda-feira (15) a 9ª Conferência Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Serão três dias de debates e deliberações de propostas oriundas das Conferências Municipais de Saúde realizadas por todo o Estado, sobre temas referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da Conferência Estadual, serão escolhidos 140 delegados titulares e 28 suplentes que representarão o Estado na etapa nacional, programada para julho, em Brasília (DF).

O encontro, realizado de quatro em quatro anos, tem como um dos seus objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde (PES). O regimento prevê que os delegados participantes sejam de três segmentos diferentes: governo e prestador de serviço do SUS, trabalhador em saúde e usuário.

“Estamos vivendo este momento que é a expressão da democracia. E a participação dos segmentos nesta Conferência Estadual de Saúde mostra que o Rio Grande do sul disse sim às grande mobilização e força do controle social”, afirmou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou. “A gente quer, sim, um SUS de qualidade para todos os cidadãos gaúchos".

Secretária Arita chama representantes de segmentos na Abertura da Conferência Estadual de Saúde 28
Secretária Arita chama representantes de segmentos na Abertura da Conferência Estadual de Saúde - Foto: Itamar Aguiar - ACS/SES

A vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Inara Ruas, disse que durante a conferência, serão três dias de trabalho para construir um Sistema Único de Saúde como a gente merece. São 450 municípios participantes, mais de 5 mil proposições enviadas que resultaram em um caderno com 210 propostas. 

O presidente do CES, Claudio Augustin, fez sua participação por meio de vídeo apresentado após a abertura. Durante a tarde, continuam as mesas temáticas. Na terça-feira (16), acontece mais uma mesa e os trabalhos em grupos. Na quarta-feira, dia 17, também no Araújo Vianna, a programação se encerra com a plenária final.

As atividades das solenidades, plenárias e mesas estão sendo transmitidas pelo canal do Conselho Estadual de Saúde no YouTube . A programação completa e demais informações constam no site da entidade: ces.rs.gov.br.

Participaram da mesa de abertura, o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Neri O carteiro, a deputada federal Maria do Rosário, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, a superintendente estadual do Ministério da Saúde, Maria Celeste, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Guilherme Ribas, o secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, em exercício, Cézar Sulbach, representando o prefeito Sebastião Melo, e Rubens Dias, representando a Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. Os deputados estaduais Miguel Rossetto, Stela Farias, Pepe Vargas e Sofia Cavedon também estavam presentes.

Gestão e Regionalização

Dentro da Programação da 9ª Conferência Estadual de Saúde, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, participou da mesa sobre Regionalização e Gestão da Saúde, na tarde da segunda-feira (15). O debate também contou com o professor e médico sanitarista Alcides Miranda.

Na oportunidade, a secretária falou sobre os programas estratégicos do Governo do Estado na área da Saúde, como Avançar, Assistir e Rede Bem Cuidar, TEAcolhe, Cirurgia + e apresentou o sistema que contém um catálogo de todos os serviços hospitalares nas regiões do Rio Grande do Sul. “Os serviços estão catalogados por referências de médias e altas complexidades. São 39 especialidades que podem ser consultadas”, disse. O endereço para acessar os serviços nas regiões é https:saude.rs.gov.br/referencias-hospitalares.

Arita também destacou a necessidade de mobilização para vacinação.” Temos que nos mobilizar em nossos territórios para valorizarmos também a vacinação, com busca ativa das pessoas que não estão comparecendo nas unidades de saúde para aplicação das vacinas bivalente e da gripe, entre outras”. 

Secretaria da Saúde