Saúde nas fronteiras é tema de encontro na capital
Publicação:

A secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, participou nesta sexta-feira (2) da 1ª Reunião Técnica sobre Saúde Única nas Fronteiras do Rio Grande do Sul, na sede do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do RS (UFRGS).
No evento, que visa discutir o tema com representantes da Argentina e do Uruguai e com municípios do Rio Grande do Sul, serão debatidos mecanismos de articulação para a integração de ações de ensino e pesquisa, gestão de dados e informações, potencialidades comuns, bem como propostas de operacionalização de práticas integradas de Saúde Única, no contexto da Cooperação Sul-Sul e Triangular.
"Foi a união da ciência com a gestão pública que permitiu o enfrentamento das dificuldades vividas com a pandemia. Desejamos que esta reunião resulte em encaminhamentos concretos para a nossa rede de saúde única", disse a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa.
Presente ao encontro, o vice-governador Gabriel Souza destacou a importância do debate entre os entes governamentais que fazem fronteira com o Brasil para garantir o controle sanitário e a saúde das nossas populações. "O governo do Estado tem atuado fortemente neste sentido, com a promoção de diferentes iniciativas no âmbito do meio ambiente, da saúde e da agricultura e agropecuária. Entre elas, destaco medidas como o programa Sentinela, que faz a vigilância das fronteiras, e as ações que garantiram ao RS completar, neste mês de maio, dois anos como zona livre de febre aftosa sem vacinação. Esta conquista é fruto do esforço do poder público, entidades e setor produtivo", afirmou.
A cerimônia de abertura teve ainda a participação do secretária executiva da Rede Saúde Única da Fiocruz, Joyce Mendes de Andrades Schramm, do representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPas), Carlos Arosquipa, e do coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz, Paulo Buss.