Saúde mental ganha 674 novos leitos em hospitais gerais no RS
Publicação:
Um total de 83 hospitais gaúchos se habilitaram ao recebimento de incentivos para a abertura de leitos de saúde mental. São 674 novas vagas, com leitos para psiquiatria e clínicos, internação de dependentes em álcool e drogas. Destes, 544 leitos são específicos para dependência química, em especial do crack, distribuídos nas 19 Regiões de Saúde. O aumento progressivo do número de pacientes dependentes do crack vem se transformando numa epidemia no Estado.
Além desses, também são destinados incentivos financeiros para 400 leitos psiquiátricos (destes, 130 estão computados entre os novos). O Estado está suplementando o pagamento das internações aos hospitais nesta área, o que irá redimensionar a rede de atendimento na especialidade. Até o momento, 43 hospitais já receberam os valores relativos a este incentivo.
O Governo do Estado destinou R$ 4,1 milhões em 2008, para a concretização desta iniciativa, que integra o Programa Estruturante Saúde Perto de Você. O RS é o único estado com este tipo de incentivo do Tesouro Estadual. O RS também é o Estado com o maior número de leitos de saúde mental em hospitais gerais - como propõe a Lei da Reforma Psiquiátrica - com 818 vagas de psiquiatria e 810 leitos em hospitais psiquiátricos, além dos 544 leitos recém-criados.
A estratégia atende à política do Ministério da Saúde que define a necessidade de aumentar a oferta de leitos de psiquiatria em hospitais gerais, em detrimento aos hospitais psiquiátricos e a indicação de que as internações por dependência química devam ser realizadas em leito clínico.