Saúde libera todas as marcas de leite avaliadas para o consumo
Publicação:
No sentido de proteger a saúde da população gaúcha, a Secretaria Estadual de Saúde promoveu, nos últimos meses, uma avaliação da qualidade do leite comercializado no Rio Grande do Sul. Foram coletadas amostras de todas as marcas vendidas no Estado, num total de 27. Foram feitos exames no Laboratório Central do Estado (Lacen) de composição química e de verificação de possível contaminação dessas amostras. Em termos gerais nenhuma marca apresentou alterações significativas que representem risco à saúde da população. Um número pequeno apresentou diferenças em alguns parâmetros físico-químicos que, mesmo sem risco maior, nos levou a retirar esses lotes examinados de circulação. Nenhuma marca apresentou contaminação por microorganismos que representassem perigo para o consumo.
Monitoramento de qualidade
A SES está estabelecendo uma parceria com os demais órgãos de fiscalização do Ministério da Agricultura, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a criação de um programa de monitoramento da qualidade do leite vendido no Rio Grande do Sul, que permitirá um controle rotineiro e permanente não só do produto que sai da indústria, como já é feito pela Inspeção Federal, mas também daquele produto que chega à prateleira do comércio.
O objetivo final desejado pelo Governo do Estado é não apenas prevenir riscos para a saúde, mas também garantir a boa qualidade do produto aqui vendido.
Relação marcas das examinadas
Aurolat
Batavo
Bella Dica
Bom Gosto
Carrefour
Cedrense
Corlac
Dália
Danby
Elegê
Hamburguês
Ibajé
Lac Lélo
Lacto
Latvida
Mi Mi
Mumu
Nutrilat
Parmalat
Piá
Rede Vivo
Santa Clara
Saudável
Só Milk
Sulino
Terra Viva
Unileite