Saúde faz licitação internacional para a compra de medicamento para tratar fibrose cística
Publicação:

Até o próximo dia 20, empresas interessadas poderão apresentar propostas para a compra pela Secretaria da Saúde do polititamínico do tipo Dekas ou similar, usado no tratamento da fibrose cística ou mucoviscidose.
A fibrose cística é uma doença genética grave, crônica e progressiva, com comprometimento dos aparelhos digestivo e respiratório. Um dos sintomas, a insuficiência pancreática, gera má absorção de nutrientes e predispõe à carência de vitaminas lipossolúveis, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes. Como consequência, são mais prováveis os problemas visuais, ósseos e sanguíneos, elevando a necessidade de internação e também o risco de vida.
É necessária, por isso, uma suplementação específica, formulada com concentrações diferenciadas, para que os pacientes com fibrose cística consigam absorver as vitaminas de maneira adequada, atendendo às orientações nutricionais.
Atualmente, a Secretaria da Saúde possui cerca de 200 usuários cadastrados no sistema demandando tratamento com o polivitamínico. Exista a dificuldade, no entanto, de adquirir o produto disponível no mercado nacional ou mesmo registrados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com as especificações necessárias, o que fez o Departamento de Assistência Farmacêutica abrir uma licitação internacional.
Recentemente foi publicado edital para a compra na modalidade de Concorrência Internacional. A abertura das propostas será feita no mesmo dia do fim da licitação. Maiores informações podem ser consultadas no site das compras eletrônicas do governo estadual.