Saúde estuda redistribuição de incentivos estaduais para hospitais

Várias pessoas sentadas em volta de uma mesa em formato de U, entre elas a Secretária Arita..
Comitê Técnico reuniu-se nesta terça-feira (14) para avançar discussão sobre incentivos estaduais aos hospitais gaúchos - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

Está em tramitação na Secretaria da Saúde (SES), a revisão da distribuição dos incentivos estaduais aos hospitais gaúchos que prestam serviços por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta terça-feira (14), aconteceu a primeira reunião do ano do Comitê Técnico formado para trabalhar nos parâmetros que definirão os valores que cada instituição passará a receber.

“Esta será uma decisão que está sendo muito negociada e será tomada por todo o grupo. Queremos corrigir distorções na concessão de incentivos estaduais aos hospitais, em que 21 instituições do total de 199 recebem o equivalente a quase 50% do valor que dispomos no Tesouro do Estado para incentivar os serviços hospitalares em todo o Rio Grande do Sul”, explica a secretária Arita Bergmann.

O presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Diego Espíndola, reforça a necessidade de valorizar os hospitais que tem boa produção e são “parceiros do SUS nas necessidades que se apresentam”. A diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Lisiane Fagundes, diz que a nova distribuição dos recursos públicos será mais equânime e trará equilíbrio entre os valores que são repassados às instituições.

O Comitê Técnico é formado por integrantes de diversos setores da SES, do Cosems, e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Também participam gestores hospitalares representados pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS e pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), assim como representação dos hospitais públicos municipais.