Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde estuda políticas públicas para pessoas com autismo

Publicação:

Sentados atrás de uma mesa, Arita fala enquanto quatro participantes da reunião (dois homens e duas mulheres) a escutam.
Encontro na SES tratou do autismo - Foto: Marília Bissigo

Definir bases para uma nova política pública sobre autismo foi o objetivo de reunião na Secretaria da Saúde (SES) nesta quarta-feira (21). A secretária Arita Bergmann, a diretora do Departamento de Ações em Saúde (DAS), Ana Costa, e a técnica do Setor de Saúde Mental, Marilise Fraga de Souza, receberam representantes de associações de atendimento aos autistas, o deputado estadual Luiz Henrique Viana, e a assessora de Educação Especial da Secretaria da Educação, Marcia Garcia Selic.

“Queremos ouvir sobre as boas práticas que são realizadas no Estado para que possamos definir um referencial a ser seguido ao incluir novas políticas estaduais”, explica Arita.
O moderador da Rede Gaúcha Pró-Autismo, Hugo Braz, diz que a assistência às pessoas com diagnóstico de autismo e aos familiares deve estar associado à saúde, à educação e à assistência social. Vários pontos de inclusão social foram tratados, como ter um atendimento da saúde mais especializado às dificuldades recorrentes do autismo, educação continuada da população para saber lidar com pessoas autistas, a importância de centros de convivência, para que a vida deles não fiquem restritos ao círculo familiar, inclusão no mercado de trabalho e outros pontos.

Por Marília Bissigo
Secretaria da Saúde