Saúde Estadual presta serviços a pessoas com deficiência auditiva
Publicação:
A deficiência auditiva atinge cerca de 5,7 milhões de pessoas no país, conforme dados da Sociedade Brasileira de Otologia. A principal causa da perda de audição entre os adultos é a exposição a ruídos e produtos químicos. No Rio Grande do Sul, estimativas indicam que mais de um milhão de pessoas ficam expostas a esses agentes nocivos. Entre os principais grupos atingidos estão os trabalhadores da indústria, agricultores, militares e motoristas. A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) realiza ações de reabilitação e diminuição dos problemas auditivos. Mensalmente são atendidos 459 usuários com esses distúrbios nos hospitais de alta e média complexidade.
De acordo com a coordenadora do Programa de Assistência Complementar da Saúde Estadual, Scheila Lima, as ações são disponibilizadas através de redes regionalizadas pelo Sistema Único Saúde (SUS). A Equipe técnica, formada por assistente social, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista e psicólogo, atendem os usuários, através de exames auditivos, teste e concessão de próteses e fonoterapia (reabilitação da linguagem e da fala). Existem 12 municípios que realizam a triagem auditiva neo-natal (teste da orelhinha) e os bebês são encaminhados às instituições de alta complexidade para avaliação completa e de acompanhamento.
O paciente pode ser reabilitado através da Rede de Atenção à Saúde Auditiva do SUS do RS. O usuário deve providenciar a documentção a Secretaria Municipal de Saúde, que enviará a solicitação à Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) de sua jurisdição. Posteriormente, o paciente será comunicado sobre a data e o local do atendimento.
Há quatro instituições de média complexidade que oferecem serviços do SUS no Estado: Hospital Universitário Santa Maria; Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Facias, de Lajeado; Centro Municipal Mathilde Fayad, em Bagé; e o Centro Auditivo PróAudi, em Ijuí. As instituições que fornecem serviços de alta complexidade são: Hospital Universitário da Ulbra, em Canoas; Hospital de Clínicas e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, ambos em Porto Alegre.