Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde do Idoso é tema de seminário nesta sexta-feira

Publicação:

20131018124637-mg-0203.jpg
Evento integra série de atividades promovidas pelas coordenadorias de saúde em todo o RS em outubro - Foto: Priscila da Silva/SES

A 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) realiza, nesta sexta-feira (18), o I Seminário Regional em Comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso. O evento tem como objetivo informar e promover um envelhecimento saudável e ativo. Promovido pela a 2ª CRS, juntamente com a Seção de Saúde do Idoso, do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (DAS/SES), o seminário tem como público-alvo os idosos dos municípios de Viamão, Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Minas do Leão, Tramandaí e Glorinha. 

"O foco deste encontro é trazer o idoso para refletir sobre sua vida (alimentação, exercícios e cuidado), bem como a vitalidade que ele representa na terceira idade. A maioria das pessoas só percebe o idoso na doença, quando ele já está com a saúde debilitada ou precisando de algum auxílio. O que nós queremos são idosos que se cuidem, que sejam protagonistas neste projeto", destacou a coordenadora da 2ª CRS, Rosângela Dornelles. 

Conforme a coordenadora da Saúde do Idoso do RS, Priscila Farfan Barroso, o evento integra uma série de atividades que estão sendo promovidas pelas coordenadorias de saúde em todo o Estado neste mês. "Outubro marca não apenas esta data comemorada nacional e internacionalmente, mas a celebração dos 10 anos de criação do Estatuto do Idoso", ressalta Priscila. 

O evento foi aberto pela gerontóloga e médica da família, Cristina Padilha Lemos, com uma palestra sobre o auto-cuidado em saúde. Em seguida, o grupo de idosos do município de Tramandaí realizou uma apresentação. À tarde, a partir das 14h, haverá uma palestra que tem como tema a sexualidade na terceira idade. O encontro encerrará com a apresentação artística do grupo de idosos da Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan). 

Nos dias 29 e 30 deste mês, a SES promove o VI Encontro Estadual de Saúde da Pessoa Idosa, voltado aos profissionais de saúde, gestores e usuários. A programação conta com amplo debate sobre os 10 anos do Estatuto do Idoso e as Políticas Públicas em Saúde, prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e apresentação das experiências na Atenção Básica na área da Saúde do Idoso. As inscrições podem ser realizadas aqui

Texto e foto: Priscila da Silva/SES
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria da Saúde