Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde do Estado participa de operação do Exército na Fronteira Sul

Publicação:

20120816114021operacao-agata.jpg
SES distribuiu cinco mil doses de vacinas contra hepite B e contra o tétano e difteria. - Foto: Divulgação/SES

A Secretaria Estadual de Saúde está presente na operação Ágata 5, ação conjunta das Forças Armadas Brasileiras em toda fronteira Sul e Oeste do País, do Rio Grande do Sul até o Mato Grosso do Sul. A pasta participou das Atividades de ações Cívicos Sociais (Aciso), com a capacitação de vacinadores, e a distribuição de cinco mil doses de vacinas contra a hepatite B e dupla bacteriana (tétano e difteria).

Neste semana, em Airosa Galvão, distrito de Arroio Grande, na fronteira Sul do Estado, estiveram presentes durante a atividade de vacinação, o diretor do Departamento de Coordenação das Regionais, Márcio Slaviero, acompanhado de uma equipe da 3ª Coordenadoria Regional. Na oportunidade, eles visitaram a Escola Estadual Candida Silveira Haubmann, onde era realizada a campanha de vacinação. Além de Airosa Galvão, as atividades da Aciso também ocorreram em outros dois distritos - Santa Isabel e Basílio - e no distrito de Matarazzo, do município de Pedro Osório.

A operação Ágata 5 tem o objetivo de coibir delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira Sul e Oeste, de Chuí/RS até Corumbá/MS, abrangendo cerca de 3.900 km de fronteira. Ela iniciou no último dia 6 e segue até o dia 20 deste mês.

Ceca de 10 mil militares e civis estão envolvidos nas ações de patrulhamento e inspeção naval na calha dos rios; bloqueio e controle de estradas e vias urbanas; patrulhamento terrestre ostensivo juntamente com órgãos de segurança pública; reconhecimento especializado de fronteira; revista de pessoas, embarcações, aeronaves e instalações; fiscalização de produtos controlados; operação de busca e apreensão; reconhecimento e transporte aéreo, bem como interceptação de aeronaves suspeitas.

Secretaria da Saúde