Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde contrata mais 17 profissionais para o combate à Covid-19

Publicação:

Secretária Arita e governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo pela internet. Ambos de pé, em frente a um cartaz com imagem publicitária do combate ao coronavírus. O Governador fala enquanto a Secretária a observa.
Secretária Arita e governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo pela internet, nesta terça-feira (7) - Foto: Divulgação/SES
00:00:00/00:00:00

Secretaria da saúde inicia contratação de mais 17 profissionais de saúde para o combate ao novo coronavírus

A Secretaria da Saúde (SES) inicia nesta terça-feira (7) a contratação emergencial de profissionais da área da saúde para reforçar a equipe do Laboratório Central do Estado (Lacen) que está trabalhando nos exames diagnósticos da Covid-19. Crédito: Elias Costa

Download

A Secretaria da Saúde (SES) inicia nesta terça-feira (7) o chamamento de profissionais da área da saúde em contratação emergencial para reforçar a equipe do Laboratório Central do Estado (Lacen) que está trabalhando nos exames diagnósticos da Covid-19, e assim, acelerar a detecção e o combate à epidemia.

Serão contratados quatro farmacêuticos, quatro biólogos, sete enfermeiros e dois médicos para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. A homologação final com a classificação dos inscritos foi publicada no site da SES.

Na semana passada, também foram chamados 13 técnicos em enfermagem. Está prevista para a próxima semana o chamamento de 20 médicos reguladores, que irão reforçar a equipe da Central de Regulação do Estado, onde se define quais pacientes precisam de leitos clínicos ou de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

O governador Eduardo Leite ressaltou a celeridade da Assembleia Legislativa do RS no processo de autorização das contratações na área da Saúde, para ajudar neste momento em que o sistema de saúde tende a receber muita demanda, devido a chegada do frio e o possível aumento de casos de infectados pelo novo coronavírus. “Esses profissionais vão reforçar uma das estruturas mais importantes da Secretaria da Saúde que é o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, em especial o Lacen”, completou a secretaria da Saúde, Arita Bergmann.

Ela lembrou que, em 6 de março, os profissionais do laboratório se capacitaram para realizar as análises dos exames de detecção ao vírus. “A equipe que trabalha no Lacen é altamente qualificada, mas está reduzida para a demanda que se apresenta”, explicou Arita. Técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, estiveram no Estado para realizar a capacitação.

Também foi ressaltado nesta terça-feira, durante transmissão ao vivo pela internet do governador e da secretária Arita, a contratação dos serviços de um laboratório particular para o incremento diário de 250 exames de biologia molecular para diagnóstico da Covid-19 e, também, um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a aplicação inicial de 500 testes. “A ampliação da capacidade de realização do diagnóstico nos faz trabalhar com mais clareza sobre o comportamento do vírus em diferentes regiões do Estado”, concluiu Arita.

Apelo aos hospitais

O governador Eduardo Leite ainda fez um apelo aos hospitais. "Estamos aprimorando nosso sistema de monitoramento e de apuração de dados, e é muito importante que os hospitais façam essa apuração, também, a respeito do número de internações em UTI de casos graves de coronavírus", lembrou.

Os dados de internação servem para medir a taxa de ocupação das redes pública e privada, para analisar a capacidade instalada e possíveis aumentos programados no plano de contingência, e para que haja um controle sobre o número de respiradores em todo o Estado e sobre os locais de maior ocupação de leitos e de pacientes por município, região ou hospital.

Secretaria da Saúde