Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Saúde assegura recursos para consultas especializadas no Litoral Norte

Publicação:

Nesta terça-feira (22.6), a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) vai assinar convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), assegurando o repasse de R$ 292 mil para a ampliação do atendimento aos usuários do SUS. O documento será firmado pelo Secretário Osmar Terra e pelo Presidente do Consórcio, Vilmar Furini, na Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha, às 11h, e prevê o pagamento mensal de R$ 24,3 mil, às custas do Tesouro do Estado.

Esses recursos deverão ser disponibilizados nas áreas de Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Neurologia, Otorrino, Pneumo-tisiologia, Proctologia, Reumatologia e Urologia, sanando o problema mais sério enfrentado na saúde do Litoral Norte, que é a carência de consultas especializadas, conforme analisa a delegada da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Maria Beatriz Bolzan.

"O Programa Região Resolve, implementado no Governo Rigotto, vem apresentando ótimos resultados no atendimento de média e também alta complexidade no Litoral Norte. Hoje, vários hospitais já são referência para a população, que não necessita mais se deslocar a Porto Alegre para usufruir de um serviço especializado."

Em Torres, o Hospital Nossa Senhora das Graças disponibiliza UTI para adultos, cirurgias de urgência e emergência, traumato e internações em geral. O município também é referência em hemodiálise.

Em Capão da Canoa, o Hospital Santa Luzia oferece atendimento de cirurgias em geral. Em Tramandaí, o Hospital de Ulbra é referência para gestação de alto risco, UTI neonatal e adulto, mamografia, tomografia e internações em geral. Em Santo Antônio da Patrulha, o Instituto Hospitalar Santo Antônio possui serviços especializados em oftalmo, internações psiquiátricas e em geral. E, em Osório, o Hospital São Vicente de Paulo é referência em internações em geral e mamografia, além de hemodiálise.

"Estamos bem, faltando credenciar alguns serviços mais, como cirurgia traumatológica e neurológica. Mas o principal problema é, no momento, a falta de consulta especializada, exigindo viagens a Porto Alegre. Com este novo aporte de recursos do Governo do Estado, somados aos dos municípios, poderão ser oferecidos serviços de que a saúde mais necessita", conclui Maria Beatriz.

O Consórcio da Amlinorte abrange os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Pinhal, Caraá, Capivari, Maquiné, Mampituba, Terra de Areia, Morrinhos do Sul, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Cidreira, Osório, Dom Pedro de Alcântara e Torres. O ingresso de outros municípios está em fase de aprovação na entidade.

A previsão é que o Consórcio em questão ofereça até 3.919 consultas por mês.
Secretaria da Saúde