Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

São Pedro alerta contra uso do álcool

Publicação:

Dentro das atividades alusivas ao Dia Internacional de Combate às Drogas, o Hospital Psiquiátrico São Pedro promoveu, na manhã de hoje (26), palestras dirigidas a um público de cerca de uma centena de pessoas, especialmente residentes da instituição e convidados de diversas faculdades de Medicina e Psicologia.

 

Os palestrantes foram o psiquiatra e psicanalista Sérgio de Paula Ramos, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, e a Doutora em Psicologia, Chefe da Unidade de Desintoxicação e Coordenação do Ambulatório de Dependência Química do HPSP e também psicóloga do Centro de Psicoterapia Cognitiva Comportamental, Renata Brasil Araújo.

 

Sérgio de Paula Ramos salientou que no topo da lista de drogas consumidas está o álcool, seguido da maconha e do solvente. Os médicos consideram que uma das conseqüências mais graves do alcoolismo é a violência. Isso é comprovado pelo fato de que 47,7% das pessoas que se envolveram em agressões físicas nos últimos 12 meses estavam alcoolizadas, situação que também atinge autores ou vítimas em 72% dos processos criminais. Além disso, 55% das mulheres agredidas em casa são vitimadas por maridos sob o efeito do álcool.

 

Assim, segundo os palestrantes, o álcool não deve ser considerado um bem de consumo, mas algo que causa problemas sociais, econômicos e de saúde.

Secretaria da Saúde