Santo Antônio da Patrulha contará com 10 leitos de UTI-Covid-19

A imagem mostra um equipamento de UTi num hospital.
Leitos serão disponibilizados para casos de Covid-19 - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Foram anunciados 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital de Santo Antônio da Patrulha, para atendimento de pacientes com Covid-19. A Secretária da Saúde, Arita Bergmann, fez esse anúncio em videoconferência realizada nesta quarta-feira (10/3).

“Esses leitos são fruto de um esforço coletivo que contou com o comprometimento de diversos segmentos: da Secretaria da Saúde, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, gestora do hospital, do município, do Poder Legislativo e da sociedade", afirmou a secretária-adjunta da Saúde, Aglaé Regina da Silva.

A SES vai encaminhar pedido de habilitação para custeio desses leitos ao Ministério da Saúde, com “o compromisso do Estado de que, em eventual demora na habilitação, cobriremos esses valores”, garantiu Aglaé.

A secretária Arita Bergmann disse que, ao abrir esses leitos no Litoral Norte, a SES está fazendo o que deve ser feito por uma decisão baseada na necessidade da população. Ela lembrou porém, que “mesmo abrindo novos leitos de UTI e que tenhamos recursos humanos, equipamentos e espaços nos hospitais, não daremos vazão à necessidade de assistência cinco vezes maior de pacientes graves com relação ao pico de dezembro”. A secretária enfatizou “com essa situação difícil a sociedade precisa focar nos cuidados individuais, nos protocolos sanitários, no distanciamento social, para conter o aumento da contaminação”.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Rio Grande do Sul já ampliou a rede hospitalar em mais 1.278 leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que significa um aumento de 136% da capacidade instalada.

Estavam presentes a secretária Arita Bergmann, a adjunta, Aglaé Regina da Silva, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, o deputado federal Alceu Moreira, vereadores, o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, e representantes da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital de Santo Antônio da Patrulha e a 18ª Coordenaria Regional de Saúde.