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Salvar/Samu chega ao município de Taquari

Publicação:

O serviço ficará centralizado no Hospital de Taquari e prestará atendimento 24 horas por dia, através da Central de Regulação do Estado, via fone 192

 

O Salvar/Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) começou a operar em Taquari no sábado (15/01), às 10h, após solenidade com a presença do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, e o prefeito Ivo Lautert. O serviço visa agilizar os atendimentos de urgência e emergência, bem como realizar transferências de pacientes graves. O atendimento será 24 horas por dia através de chamadas gratuitas pelo número 192.

 

Ivo Lautert salientou a importância do serviço, que "agrega mais segurança e qualidade de vida para nossa população, com técnicos capacitados, treinados para os imprevistos que possam surgir".

Ciro Simoni relatou que o Samu faz parte de um projeto que pretende valorizar os hospitais locais, criando uma rede de atendimento mais funcional, desafogando os hospitais da cidade e propiciando um atendimento mais eficaz, tornando o atendimento de baixa e média complexibilidade mais efetivo nos municípios. "A gestão da SAMU priorizará a saúde nos municípios", finalizou o secretário.

 

A secretária municipal de Saúde, Andréia Nunes, solicitou que a população utilize o 192 com consciência, em caso de risco de morte, "pois ao utilizar o serviço, se seu caso não for urgente, poderá estar retirando a equipe de um possível atendimento mais urgente", explicou.

 

O que é o Programa:

O programa Samu/Salvar é o atendimento móvel criado para urgências e emergências com plantão permanente 24 horas, pelo telefone 192. O Samu realiza o serviço de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

 

Trata-se de um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde o Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde.

 

Como funciona:

Quando houver casos de socorro, a população deve entrar em contato com o número 192, que será atendido pela central de regulação, situada em Porto Alegre. A partir da identificação do caso, a ambulância será enviada com o motorista e no mínimo um técnico em enfermagem.

 

A população deve entrar em contato com o serviço Salvar/SAMU apenas em caso de real emergência. A equipe de suporte básico é formada por quatro técnicos e quatro motoristas que trabalharão no atendimento local, em turnos diferenciados.

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