Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Salvar/Samu auxilia no tratamento preventivo do AVC

Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), em parceria com o Ministério da Saúde e o município de Canoas, lançou hoje (18) o serviço de Telemedicina, para casos de AVC isquêmico, no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC). O serviço consiste em agilizar o tratamento em casos de acidente vascular cerebral, evitando, assim, que o paciente apresente seqüelas no futuro.

 

O HPSC ficará interligado aos hospitais que já realizam esse procedimento em Porto Alegre (Hospital São Lucas da PUCRS, Hospital Mãe de Deus, Hospital de Clínicas e Hospital Santa Casa). Médicos neurologistas e radiologistas ficarão conectados à internet, na Central AVC, situada no Hospital de Clínicas, e prescreverão o que será feito para salvar a vida do paciente, como , por exempo, indicar a dose do medicamento a ser ministrada.

 

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, o Estado já possui serviço semelhante em cardiologia no interior do RS, por isso "temos que atender as Regiões onde não têm especialistas. Assim, vamos agilizar a recuperação do paciente e diminuir o tempo de ação nos casos de cardiologia e neurologia", afirmou Terra. O Salvar/Samu terá papel fundamental no projeto-piloto, pois, de acordo com dados do Ministério da Saúde, em mais de 60% de casos de AVC, o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência é que realiza o transporte o paciente. Na avaliação do prefeito de Canoas, Marcos Ronchetti, a integração entre a União, o Estado e o município salvará muitas vidas.

 

Como identificar um AVC

 

Isquêmico: perda repentina da força muscular ou/e da visão, dificuldade para se comunicar, formigamento em um dos lados do corpo, tontura e alterações de memória.

 

Hemorrágico: dor de cabeça, edema cerebral, náuseas e vômitos, aumento da pressão intracraniana e déficit neurológico semelhante a do isquêmico.

Secretaria da Saúde