Reunião encaminha acordo para situação do Hospital Centenário
Publicação:
O Ministério Público de São Leopoldo irá propor, na próxima semana, base para o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a ser assinado entre a prefeitura daquele município e o Conselho Regional de Medicina (Cremers) em relação ao Hospital Centenário. Os detalhes sobre a atuação do MP foram acordados em reunião, nesta quinta-feira (29), quando o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, recebeu o prefeito Ary Vanazzi e a promotora civil de São Leopoldo, Débora Rezende Cardoso. O Cremers foi convidado, porém informou, em ofício, que não estaria presente ao encontro.
O Governo do Estado busca, agora, mediar um acordo entre o município e o Cremers, que havia pedido o fechamento do hospital, por meio de uma interdição ética. A decisão foi posteriormente revogada pela Justiça. O termo que o Ministério Público de São Leopoldo irá construir partirá dos apontamentos feitos pelo Conselho quanto às questões estruturais e trabalhistas do Hospital, bem como o documento entregue na sexta-feira (23) pela prefeitura que sinalizava algumas ações para a resolução dos mesmos.
O texto será entregue para apreciação das partes, na próxima terça-feira (03), à direção do Hospital, prefeitura de São Leopoldo, Conselho Regional de Medicina e Secretaria Estadual da Saúde. Entre as ações propostas pelo Governo do Estado no sentido de auxiliar o hospital está o repasse de R$ 400 mil para a reforma da ala psiquiátrica.