Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Residência em psiquiatria forma mais sete profissionais no Hospital São Pedro

Após três anos de formação, os médicos encerram um ciclo de aprendizados e troca de experiências na especialização

Publicação:

grupo de professores, gestores do Hopsital São pedro e Formandos da Residência em psiquiatria 2025
Especialização é desenvolvida em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP) - Foto: Divulgação / SES

Foi realizada, nesta sexta-feira, (21/02) a formatura de sete residentes do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). A solenidade ocorreu no auditório do hospital, em Porto Alegre.

Após três anos de formação, os médicos encerram um ciclo de aprendizados e troca de experiências nesta modalidade de educação profissional, com nível de pós-graduação e caráter interdisciplinar.

Desenvolvida em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP), a Residência é fundamentada na legislação vigente da Comissão Nacional de Residência Médica e nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, a residência médica em psiquiatria orienta e acompanha atividades de atenção integral à saúde em serviços assistenciais da rede pública, promovendo atividades de estudo e reflexão sobre a prática de atendimento e atuação na Atenção Primária, saúde mental e em psiquiatria.

O programa tem foco na concepção do trabalho em equipe multiprofissional para uma ação interdisciplinar e transdisciplinar e como objetivo principal qualificar o profissional médico para uma intervenção analítica, crítica, investigativa e propositiva em saúde mental.

Secretaria da Saúde