Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Relatório de Gestão é apresentado ao Conselho Estadual de Saúde

Publicação:

Arita e Cristian assistem a live que está sendo projetada no telão, durante plenária virtual do Conselho Estadual de Saúde.
Secretária Arita e diretor Cristian Guimarães durante plenária virtual do Conselho Estadual de Saúde - Foto: Divulgação/SES

As ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde (SES) em 2020 foram apresentadas por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG), nesta quinta-feira (6/5), ao Conselho Estadual da Saúde (CES) durante plenária virtual.

A secretária Arita Bergmann falou sobre os investimentos na área da saúde e o enfrentamento à pandemia de coronavírus, que levou o Governo do Estado a declarar calamidade pública em todo o território do Rio Grande do Sul, no ano passado. Ela destacou a ampliação da capacidade hospitalar em 2020, com a abertura de 985 novos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto covid-19.

A imagem mostra uma tela com a live e o Relatório Anual de Gestão.
Relatório foi produzido pela equipe técnica de planejamento - Foto: Divulgação/SES

O diretor de Gestão e Planejamento da SES, Cristian Guimarães, explicou que o relatório é o instrumento de prestação de contas e avaliação das ações e serviços realizados pelos diferentes entes do Sistema Único de Saúde (SUS). “A finalidade do RAG é apresentar os resultados alcançados, sendo a principal ferramenta de acompanhamento da gestão da saúde pública”, afirmou.

Cristian sublinhou que a pandemia de covid-19 trouxe desafios para a gestão da saúde no RS, no sentido de produzir ações rápidas e necessárias, bem como orientações para as ações em saúde e a pactuação entre os gestores.

A assistência farmacêutica, a linha de cuidados para pessoas vivendo com HIV/Aids e a implantação do sistema de gestão de internações hospitalares (Gerint) também estiveram entre os pontos destacados pela apresentação do relatório.

Durante a plenária, a secretária Arita também convidou o CES para compor o Centro de Operações de Emergência (COE) de Arboviroses, criado recentemente e que inclui doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. Segundo ela, “o controle social tem um importante papel para levar o alerta à sociedade de que já se registra um aumento expressivo da circulação desses vírus no Estado”. Ela considerou “oportuno que o Conselho pudesse focar em ações educativas de prevenção destas doenças junto à população”.

Secretaria da Saúde