Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Redistribuição de leitos do Hospital São Pedro amplia vagas para adolescentes

Publicação:

seis camas hospitalares distribuídas em um quarto do Hospital São Pedro, destinadas para adolescentes
unidade masculina de adolescentes - Foto: Acervo/SES

O aumento significativo de adoecimento mental em jovens está fazendo com que a Secretaria da Saúde (SES) promova ajustes na condução de suas políticas para esta camada específica da população. A linha de cuidado, que passa pela prevenção, promoção e vai até o atendimento, que pode ser ambulatorial, chega à necessidade de destinação de mais leitos hospitalares.

Em função disto, o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) está promovendo uma redistribuição de seus 140 leitos agora ,em setembro. “Precisamos adequar nossa rede a esta situação epidemiológica do momento”, explica Ana Lucia Costa, diretora do Departamento de Ações em Saúde (DAS).

A realocação interna vai disponibilizar 20 vagas a mais para adolescentes, além das 20 já existentes, informa o diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE), Tailor Massuco. Atualmente há uma demanda reprimida nas emergências de Porto Alegre e municípios que buscam vagas na regulação estadual.

Ana Costa destaca que o atendimento a esta demanda se tornou uma prioridade “pela quantidade, pelo agravamento e pela seriedade dos agravos”. Ela cita, entre os adoecimentos, a automutilação, risco de suicídio e drogadição. E destaca que a SES trata sua política de saúde mental como prioridade.

“Estamos destinando mais leitos hospitalares para esta população de jovens, mas também fortalecendo a atenção primária, porque não adianta internar, se não der conta da prevenção e do acompanhamento”. A internação, ressalta Ana, nada mais é do que o cuidado mais agudo em situação de risco.

Cozinha aparelhada e enfeitada para adolescentes no Hospital São Pedro
unidade feminina para adolescentes - Foto: Acervo/SES
Secretaria da Saúde